O ex-top 15 do UFC Alexandr Romanov deu uma aula no Fury Pro Grappling 12. O moldávio aplicou um raro estrangulamento norte-sul no evento de luta garrada realizado no último fim de semana na 2300 Arena, na Filadélfia (EUA), com transmissão do Fight Pass.
O adversário era Dymere Rappa. Após três minutos de luta de mãos, Romanov garantiu uma queda e rapidamente ganhou o controle lateral. Romanov fez a transição para o norte-sul depois de conseguir pegar as costas de Rappa. Era o que ele precisava. Travou o estrangulamento e forçou Rappa a bater. (veja vídeo abaixo)
O ‘estrangulamento norte-sul’ não é nada comum e há quem diga que seja uma das finalizações mais difíceis do Jiu Jitsu. Isso porque a técnica exige um posicionamento bastante específico e é difícil de aplicar contra qualquer um que conheça a luta de chão.
Alexandr Romanov foi dispensado do UFC em novembro após uma vitória sem brilho sobre Rodrigo ‘Zé Colmeia’, no UFC Edmonton. A dispensa surpreendeu a todos pois o peso pesado (até 120,2kg.) ocupada a 13ª posição do ranking e tinha um cartel de sete vitórias e três derrotas na organização. Ele não fez as malas sozinho. O brasileiro também foi demitido após a luta sem emoção.