Poucas histórias são tão impressionantes quanto a de Islam Makhachev. O russo já se consolidou como um dos maiores nomes da divisão dos leves (até 70,3kg.) do UFC, mas pode ir além, saltar duas categorias e lutar nos pesos médios (até 83,9kg.). Ao menos é o que garante Javier Mendez, seu treinador na American Kickboxing Academy (AKA).
Para Javier Mendez, treinador e mentor do atual campeão e outros nomes como Khabib Nurmagomedov, não é apenas uma possibilidade — é algo que Islam tem capacidade para fazer, caso decida seguir esse caminho. Em conversa com o jornalista The Schmo, Mendez foi direto ao ponto. Para o treinador, a habilidade de Makhachev é inquestionável, o que faz a possibilidade viável.
Veja Também
“Eu 100% acredito que Islam pode fazer isso, se ele quiser. Eu vejo o que ele faz na academia, gente. O peso de 83,9kg. não seria um problema”, declarou.
Atualmente, Makhachev pesa cerca de 81kg. durante os treinos, o que é significativamente abaixo da faixa de peso dos médios, que tem limite de 83,9kg. Mas Mendez sabe que essa é uma adaptação que poderia ser feita com o tempo.
“Se ele fosse para os médios, teria que colocar mais massa muscular, claro. Mas isso não é algo que ele não consiga fazer. A dúvida não está na capacidade dele, mas no que ele quer para sua carreira. A transição para os médios é uma opção que ele pode considerar, mas depende dele. Ele sabe do que é capaz”, explicou.
Islam Makhachev se prepara para revanche no UFC 311
Islam Makhachev tem uma missão clara: manter o reinado na divisão dos leves. O próximo passo é o UFC 311, em janeiro de 2024, onde ele irá enfrentar Arman Tsarukyan, que busca a revanche de uma derrota sofrida em 2019.
Javier Mendez não é um nome qualquer no MMA. Como fundador da American Kickboxing Academy (AKA), ele moldou as carreiras de campeões como Khabib Nurmagomedov, Daniel Cormier e Cain Velasquez. E a parceria com Makhachev tem sido uma das mais bem-sucedidas de sua longa trajetória no esporte.
Você precisa fazer login para comentar.