Embora Alex Poatan e Ilia Topuria se destaquem como principais nomes de 2024 no MMA, as mulheres também brilharam na temporada, seja com novas estrelas, como Dakota Ditcheva, antigas, como Cris Cyborg, ou com retomadas de trono como a de Valentina Shevchenko.
A equipe do SUPER LUTAS se reuniu para votar nas principais lutadoras do ano. A votação aconteceu da seguinte forma: cada integrante da equipe montou um top 5 individual, sabendo que a primeira posição valeria 5 pontos, a segunda posição valeria 4 pontos, e assim sucessivamente. Com todos os votos registrados, os pontos foram somados para fechar o top 5 definitivo do SUPER LUTAS. Vamos à lista!
Menções Honrosas
Antes da revelação das cinco melhores lutadoras do ano, cabem menções honrosas àquelas que tiveram anos brilhantes, foram lembradas por parte da nossa equipe na votação, mas não atingiram pontuação suficiente para o top 5.
A primeira menção honrosa vai para Virna Jandiroba. A peso palha (até 52,1 kg) baiana passou por Lupita Godinez e finalizou a compatriota Amanda Lemos para subir à terceira colocação no ranking da categoria e sonhar com uma disputa de cinturão em 2025.
A segunda pertence a Julianna Peña. A ‘Megera Venezuelana’ retornou ao octógono após mais de dois anos e derrotou a então campeã Raquel Pennington para retomar o trono da categoria.
5) Weili Zhang (9 pontos)
Assim como Julianna Peña, Weili Zhang entrou em ação apenas uma vez no ano de 2024, mas foi responsável pela luta co-principal do histórico UFC 300. Na ocasião, a campeã dominou a compatriota Yan Xiaonan para defender o título peso palha (até 52,1 kg) e garantir o quinto lugar na nossa lista.
4) Valentina Shevchenko (13 pontos)
Após um 2023 para se esquecer, com uma derrota e um empate contra Alexa Grasso, Valentina Shevchenko comemorou em 2024 vitória dominante na trilogia contra a rival mexicana e a recuperação do cinturão peso mosca (até 56,7 kg), o suficiente para aparecer na quarta colocação da lista do SUPER LUTAS.
3) Kayla Harrison (18 pontos)
Kayla Harrison nem precisou de uma disputa de cinturão para abrir o pódio da nossa disputa. Em seu primeiro ano no UFC, a bicampeã olímpica ‘atropelou’ Holly Holm, superou Ketlen Vieira e se tornou uma forte candidata a conquistar o título do peso galo (até 61,2 kg) em 2025.
2) Cris Cyborg (27 pontos)
A ‘medalha de prata’ do SUPER LUTAS vai para a lendária Cris Cyborg. Do alto de seus 39 anos, a campeã do Bellator estreou na PFL em outubro e deu um show na vitória sobre a bicampeã Larissa Pacheco, nove anos mais jovem, levando o cinturão especial da organização.
1) Dakota Ditcheva (34 pontos)
Eleita de forma quase unânime pela equipe do SUPER LUTAS, a melhor lutadora de 2024 é Dakota Ditcheva. Campeã da PFL Europa em 2023, a britânica de 26 anos disputou sua primeira temporada regular da PFL global, atropelou quatro adversárias, incluindo a brasileira Taila Santos e sagrou-se campeã, levando o cinturão e o prêmio de US$ 1 milhão.
Você precisa fazer login para comentar.