Chegando ao fim, 2024 foi responsável por proporcionar aos fãs de MMA momentos inesquecíveis, com grandes guerras, eventos espetaculares e nocautes e finalizações memoráveis. Mas a grande questão que fica é: quando olharmos para trás, lembraremos de 2024 como o ano de Alex Poatan ou o ano de Ilia Topuria?
A equipe do SUPER LUTAS se reuniu para votar nos principais lutadores do ano. A votação aconteceu da seguinte forma: cada integrante da equipe montou um top 5 individual, sabendo que a primeira posição valeria 5 pontos, a segunda posição valeria 4 pontos, e assim sucessivamente. Com todos os votos registrados, os pontos foram somados para fechar o top 5 definitivo do SUPER LUTAS. Vamos à lista!
Veja Também
Menções Honrosas
Antes da revelação dos cinco melhores lutadores do ano, cabem menções honrosas àqueles que tiveram anos brilhantes, foram lembrados por parte da nossa equipe na votação, mas não atingiram pontuação suficiente para o top 5.
São eles: o meio-médio (até 77,1 kg) Joaquin Buckley, vencedor de quatro lutas em 2024, a mais recente sobre Colby Covington no UFC Tampa, último evento do ano, que o levou à sexta posição da categoria; o peso médio (até 83,9 kg) Shara Magomedov, dono de três triunfos na temporada, que colocaram o nome do russo no top 15 da divisão; e o georgiano Merab Dvalishvili, que começou o ano batendo o ex-campeão Henry Cejudo e meses depois se tornou campeão dos galos (até 61,2 kg) ao destronar Sean O’Malley.
5) Diego Lopes (7 pontos)
A meteórica ascensão de Diego Lopes no peso pena (até 65,7 kg), iniciada em 2023, teve o seu auge, até então, em 2024. O brasileiro radicado no México, que iniciou o ano fora do ranking da categoria, termina a temporada na terceira colocação, à beira de uma disputa de cinturão após vitórias consecutivas sobre Sody Yusuff, no histórico UFC 300, Dan Ige e Brian Ortega.
4) Dricus Du Plessis (8 pontos)
Com apenas um ponto de diferença para Diego Lopes, Dricus Du Plessis é o quarto colocado da nossa lista. O sul-africano conquistou o cinturão dos médios (até 83,9 kg) no UFC 297, primeiro evento numerado do ano, em ‘guerra’ contra o então campeão Sean Strickland defendeu o título finalizando o ex-campeão Israel Adesanya no UFC 305.
3) Alexandre Pantoja (20 pontos)
O Brasil abre o pódio da votação do SUPER LUTAS. Campeão dos moscas (até 56,7 kg), Alexandre Pantoja se consolidou como um dos maiores da história da categoria ao defender o cinturão em duas oportunidades no ano. A primeira, em uma batalha contra Steve Erceg, no Rio de Janeiro, e a segunda, em um ‘atropelo’ contra Kai Asakura no UFC 310, último numerado de 2024.
2) Ilia Topuria (27 pontos)
Os feitos protagonizados por Ilia Topuria seriam suficientes para o georgiano-espanhol ser eleito o melhor lutador de quase qualquer ano da história, mas, em 2024, havia Alex Poatan no meio do caminho. ‘El Matador’ destronou Alexander Volkanovski com um nocaute brutal no início do ano e, na reta final, repetiu a dose contra o ex-campeão Max Holloway, que nunca havia sido nocauteado na carreira.
1) Alex Poatan (35 pontos)
Chama. De forma unânime, Alex Poatan ficou nas listas de todos os integrantes do SUPER LUTAS. Após conquistar o cinturão dos meio-pesados (até 93 kg) no final de 2023, o brasileiro enfileirou nocautes sobre Jamahal Hill, Jiri Prochazka e Khalil Rountree Jr., quebrando o recorde de menor intervalo entre três defesas de título e aumentando ainda mais o seu legado e sua legião de fãs.