Em 2024, Alex Poatan despachou Jiri Prochazka de vez, após nocauteá-lo pela segunda vez no UFC 303. Um dos adversários mais perigosos da categoria dos meios-pesados (até 93 kg.), chegou a se especular uma descida para os médios (até 83,9 kg.), indicada pelo próprio atleta. No entanto, parece que essa ideia ficou para um outro momento, pois o lutador ainda tem um objetivo na divisão onde foi campeão em 2022.
Em entrevista ao jornalista canadense Ariel Helwani na última segunda-feira (16), o lutador falou um pouco sobre as expectativas para o futuro e suas aspirações para os próximos passos na divisão.
“Pensei muito nisso (subir para os médios), mas o meio-pesado é a minha categoria, e quero continuar aí… É isso, eu disse para mim mesmo ‘Vou para o peso médio, mas primeiro, Preciso voltar ao trono dos meio-pesados’. Sei que parece muito louco porque Alex está lá e ganhou duas vezes, mas ainda acredito e estou realmente aberto a fazer grandes mudanças em minha vida para fazer isso, fazer acontecer”, disse o tchéquio.
Mesmo deixando claro que o corte adicional de peso não seria um problema para sua saúde e performance, o lutador não deixou de levar em conta sua situação física em relação aos demais membros da categoria atual.
“Claro, para mim não seria problema fazer isso… Mas me sinto forte, sou o cara que tem um dos melhores exames físicos do meio-pesado – sou muito mais forte que a maioria dos caras da categoria. Estou pronto para isso”.
Apesar da dificuldade em conseguir mais uma disputa de cinturão, Prochazka vai enfrentar Jamahal Hill no primeiro evento numerado de 2025, o UFC 311. Apesar de ambos terem sido brutalmente nocauteados por Poatan, o vencedor mantém a posição como um dos principais representantes da categoria.