Apesar de ser considerado por muitos o maior lutador de todos os tempos, Jon Jones ainda carrega algumas manchas em seu currículo. Além de ter uma única derrota registrada por conta de uma cotovelada ilegal e problemas legais fora do octógono, o campeão peso-pesado (até 120,2 kg) do UFC também esteve envolvido em diversas controvérsias relacionadas a testes antidoping. Isso, na opinião de Tom Aspinall, o desqualifica como GOAT do MMA.
Em uma entrevista para o jornalista britânico Piers Morgan, Aspinall reconheceu Jones como um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos, mas afirmou que os testes de drogas falhos de Jones o impedem, em sua visão, de ser considerado o melhor da história. Para o campeão interino, integridade e jogo limpo são essenciais para esse título.
“Deixe-me começar dizendo que Jon é absolutamente de elite, e eu concordo completamente com a noção de que ele é um dos melhores lutadores de todos os tempos. Potencialmente o maior, mas, na minha visão, ele falhou alguns testes de drogas. Para mim, isso te desqualifica de ser o melhor de todos os tempos.”, disse Aspinall.
Veja Também
Jones testou positivo pela primeira vez para uma substância proibida antes de uma revanche contra Daniel Cormier no UFC 200, que ocorreu em julho de 2016. O resultado forçou Jones a sair da luta e resultou em uma suspensão de um ano pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA), que destacou que Jones provavelmente consumiu um suplemento contaminado e não infringiu as regras intencionalmente. No entanto, após o reagendamento de sua luta com Cormier no UFC 214, em julho de 2017, que Jones venceu por nocaute, o resultado foi novamente anulado quando ele testou positivo para outra substância proibida.
Embora reconheça que Jones provavelmente não usou esteroides, mas sim ‘PEDs’ (substâncias para melhorar o desempenho), Tom Aspinall considera o uso de qualquer substância proibida uma forma de trapaça quando um lutador as utiliza e seu oponente não, já que isso cria uma vantagem desleal.
“Se você está usando esteroides ou o que quer que seja. não acho que ele estivesse usando esteroides, mas sim PEDs, drogas para melhorar o desempenho. Se você está usando PEDs e seu oponente não, isso é absolutamente trapaça no meu ponto de vista, a menos que ambos estejam autorizados a usar.”, concluiu o campeão interino.
Aos 37 anos, Jon Jones possui um cartel de 28 vitórias, uma derrota e uma luta sem resultado. ‘Bones’ fez história como o grande nome dos meio-pesados (até 93 kg) antes de subir de divisão e conquistar o título dos pesados.
Tom Aspinall, por sua vez, aos 31 anos, possui um currículo de 15 vitórias e três derrotas. O britânico conquistou o cinturão interino dos pesados ao derrotar Sergei Pavlovich.
A cobertura do UFC Tampa é patrocinada pela BK8
Maior e Mais Confiável, a BK8 é a patrocinadora oficial da cobertura do UFC Tampa. Parceria oficial de clubes da Premier League como Burnley e Aston Villa. A BK8 é uma plataforma de apostas esportivas que oferece uma promoção com bônus de boas-vindas de 100% até R$ 500 e primeira aposta sem risco.
Acesse o site, confira o regulamento, faça seu primeiro depósito com o PIX e aproveite a promoção com aposta sem risco.
Você precisa fazer login para comentar.