Os pesos meio-médios Colby Covington e Joaquin Buckley serão os protagonistas do UFC Tampa, que acontece neste sábado (14), nos EUA. O confronto entre os dois marca o encerramento do calendário da organização em 2024 e tem implicações diretas no Top 10 da categoria até 77,1 Kg.
Enquanto Covington traz sua experiência como ex-campeão interino da divisão e um jogo de grappling de elite, Buckley chega embalado por uma sequência de vitórias impressionantes, destacando-se ao lado do campeão meio-pesado (até 93 kg.) Alex Poatan como um dos maiores nocauteadores da organização na atualidade.
O UFC Tampa ainda conta com três brasileiros. No card principal, o peso mosca (até 56,7 kg) Bruno Bulldoguinho e o meio-pesado Vitor Petrino fazem duelos importantes contra Manel Kape e Dustin Jacoby, respectivamente. Já no card preliminar, o peso pena (até 65,7 kg) Felipe Lima mede forças com Miles Johns.
O SUPER LUTAS listou cinco motivos pra não perder de jeito nenhum o último UFC de 2024. Confira!
Aos 36 anos, Colby Covington retorna após quase um ano sem lutar. Ele foi derrotado por Leon Edwards na disputa pelo cinturão meio-médio (até 77,1Kg.) no dia 17 de dezembro de 2023, no UFC 296. A última vitória de ‘Chaos’ foi contra Jorge Masvidal no UFC 272, que inclusive gerou uma polêmica confusão entre os dois, com Covington sendo agredido em um estabelecimento pelo ‘Jesus das Ruas’.
Atualmente no 6º lugar no ranking dos meio-médios, Colby Covington é conhecido como um dos melhores grapplers da divisão. Ele ocupa o segundo lugar em quedas na história da categoria, derrubando seus adversários 69 vezes ao todo. Sua impressionante habilidade de pressionar no clinch e no wrestling é complementada por uma resistência física notável.
Além do wrestling, o norte-americano também se destaca pelo alto volume na luta em pé. Ele detém o recorde de golpes significativos conectados em uma luta na divisão dos meio-médios, quando acertou 179 contra Robbie Lawler, demonstrando habilidade em manter a pressão com combinações constantes.
Além de seu ‘trash talk’ característico, Covington é um problema para boa parte da divisão – especialmente contra lutadores que não possuem boa defesa de quedas e não sabem lidar com pressão constante.
Sete nocautes no UFC desde 2020, empatado como maior marca no período com Alex Poatan. Este é Joaquin Buckley. O lutador ganhou fama no UFC com um dos nocautes mais avassaladores na história da organização: um chute giratório contra Impa Kasanganay que se tornou inesquecível para qualquer fã de MMA. Desde então, ele vem consolidando sua reputação como um dos lutadores mais perigosos em pé.
O norte-americano é conhecido por ser explosivo e ter a capacidade de decidir com apenas um golpe. Ele possui um estilo de striking que combina precisão e força bruta, junto de boa movimentação. Quando ataca, é eficaz em situações de ground and pound, como mostrado na luta contra Nursulton Ruziboev, onde conectou 71 golpes significativos no chão.
Com uma sequência de cinco vitórias consecutivas desde sua migração, “New Mansa” provou que pode competir em alto nível contra adversários de diversas habilidades. Agora, ele busca uma vitória contra Covington para solidificar sua posição como um dos principais nomes da divisão.
Aos 34 anos, o piracicabano Bruno Bulldoguinho encara o português Manel Kape no card principal do UFC Tampa. Mesmo após quase dois anos de ausência do octógono, onde precisou lidar com uma sequência de lesões, Bulldoguinho retornou sem sentir o longo tempo de inatividade e derrotou Tyson Nam e Cody Durden em sequência, ambos pela via rápida.
O brasileiro tem um cartel de 14 vitórias, cinco derrotas, dois empates e um ‘no contest’ (sem resultado). Caso supere Kape neste sábado, o brasileiro, que é o 12° colocado do ranking, pode conseguir uma sonhada vaga no Top 10 da divisão peso mosca (até 56,7kg.) e se aproximar da elite da categoria.
Após sofrer a primeira derrota de sua carreira para o veterano Anthony Smith no UFC 301, no Rio de Janeiro, Vitor Petrino retorna ao octógono no UFC Tampa disposto a mostrar que o revés foi apenas um acidente de percurso. Para isso, o brasileiro terá que superar o norte-americano Dustin Jacoby, que vem de resultados negativos em suas duas últimas apresentações na organização.
Lutando na mesma divisão do campeão Alex Poatan, o meio-pesado (até 93kg.) Vitor Petrino é conhecido por seu estilo agressivo e físico, com um bom equilíbrio entre trocação e grappling. Ele se destaca pela força de seus golpes, sendo capaz de nocautear seus oponentes, e também pela sua habilidade de controlar o ritmo da luta. Aos 26 anos, o mineiro de Santa Luzia tem um cartel de 11 vitórias e quer mostrar que a única derrota de sua carreira já é página virada.
Uma das principais revelações do ano de 2024, o peso pena (até 65,7kg.) Felipe Lima estreou no octógono com uma linda vitória por finalização sobre Muhammad Naimov no UFC Arábia Saudita. Com 13 triunfos consecutivos na carreira e apenas uma derrota, o amazonense vai fazer de tudo para não ver sua ascensão ser freada pelo norte-americano Miles Johns no card preliminar do UFC Tampa.
Aos 26 anos, ‘Jungle Boy’ tem um estilo de luta dinâmico e agressivo, misturando golpes com técnicas sólidas de grappling e submissão, tornando-o um oponente versátil e perigoso no cage. Sua precisão de golpes também é um elemento-chave de seu jogo em pé.
Data: 14 de dezembro de 2024
Horário: A partir das 21h (horário de Brasília)
Local: Amalie Arena, Tampa, Flórida, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, Band (card principal) pela TV e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio (até 77,1kg): Colby Covington x Joaquin Buckley
Peso pena (até 65,7kg): Cub Swanson x Billy Quarantillo
Peso mosca (até 56,7kg): Manel Kape x Bruno “Bulldog” Silva
Peso meio-pesado (até 93kg): Vitor Petrino x Dustin Jacoby
Peso galo (até 61,2kg): Adrian Yanez x Daniel Marcos
Peso meio-pesado (até 93kg): Navajo Stirling x Tuco Tokkos
CARD PRELIMINAR
Peso leve (até 70,3kg): Michael Johnson x Ottman Azaitar
Peso leve (até 70,3kg): Joel Alvarez x Drakkar Klose
Peso pena (até 65,7kg): Sean Woodson x Fernando Padilla
Peso pena (até 65,7kg): Miles Johns x Felipe Lima
Peso mosca (até 56,7kg): Miranda Maverick x Jamey-Lyn Horth
Peso galo (até 61,2kg): Davey Grant x Ramon Taveras
Peso palha (até 52,1kg): Josefine Knutsson x Piera Rodriguez
Maior e Mais Confiável, a BK8 é a patrocinadora oficial da cobertura do UFC Tampa. Parceria oficial de clubes da Premier League como Burnley e Aston Villa. A BK8 é uma plataforma de apostas esportivas que oferece uma promoção com bônus de boas-vindas de 100% até R$ 500 e primeira aposta sem risco.
Acesse o site, confira o regulamento, faça seu primeiro depósito com o PIX e aproveite a promoção com aposta sem risco.