UFC 310 pode colocar Alexandre Pantoja em seleto grupo com Poatan, Spider e mais duas lendas

Em toda a história do UFC, apenas quatro brasileiros conseguiram defender cinturão linear em três ou mais oportunidades

Pantoja_Campeão UFC

Alexandre Pantoja celebra conquista do cinturão dos moscas. Foto: Reprodução/Instagram

Potência histórica do MMA, o Brasil é o segundo país com mais cinturões na história do UFC, com 18 campeões lineares (exceto torneios), atrás apenas dos Estados Unidos e muito à frente da Rússia, terceira colocada com apenas três detentores. Apesar da grande quantidade de campeões, apenas quatro brasileiros foram capazes de defender os títulos lineares em três ou mais oportunidades. Neste sábado (7), no UFC 310, Alexandre Pantoja tenta se juntar a Anderson Silva, José Aldo, Amanda Nunes e Alex Poatan neste seleto grupo.

Campeão desde julho do ano passado, quando destronou Brandon Moreno em batalha memorável, Alexandre Pantoja defendeu o título contra Brandon Royval, em dezembro de 2023 e, mais recentemente, Steve Erceg, em maio deste ano. Caso passe pelo estreante japonês Kai Asakura no UFC 310, o atleta de Arraial do Cabo se tornará apenas o quinto brasileiro a completar três defesas de cinturão linear.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Com Caio Borralho, Carlos Prates e outros, Fighting Nerds é eleita 'Academia do Ano' e brilha no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/Fighting Nerds
Diego Lopes pressiona em finalização no UFC Nashville

O primeiro a conseguir o feito foi Anderson Silva, que defendeu o cinturão pela terceira vez em março de 2008, com finalização sobre Dan Henderson. O ‘Spider’ não parou por aí e conseguiu mais sete defesas, sendo até hoje o recordista dos pesos médios (até 83,9 kg) e o terceiro com mais defesas na história da organização.

Outro que atingiu a marca com facilidade foi José Aldo, que chegou como campeão peso pena (até 65,7 kg) no UFC em 2011 e alcançou a terceira defesa em janeiro do ano seguinte, com a memorável joelhada sobre Chad Mendes. O ‘Rei do Rio’ defenderia o título ainda em mais quatro oportunidades antes de ser destronado por Conor McGregor.

PUBLICIDADE:

No peso galo (até 61,2 kg) feminino, Amanda Nunes chegou à terceira defesa de cinturão contra Raquel Pennington, em 2018. A ‘Leoa’ ainda concluiria mais três defesas na categoria, além de duas no peso pena (até 65,7 kg) antes de anunciar aposentadoria.

O último a entrar na lista foi Alex Poatan, que entrou para a história ao defender o cinturão dos meio-pesados (até 93 kg) em três oportunidades em uma janela de tempo de apenas seis meses.

PUBLICIDADE:

Fica uma menção honrosa para o peso galo Renan Barão, que somou três defesas de título da organização, mas duas delas com o cinturão interino e apenas uma com o linear.

A cobertura do UFC 310 é patrocinada pela BK8

Maior e Mais Confiável, a BK8 é a patrocinadora oficial da cobertura do UFC 310. Parceria oficial de clubes da Premier League como Burnley  e Aston Villa. A BK8 é uma plataforma de apostas esportivas que oferece uma promoção com bônus de boas-vindas de 100% até R$ 500 e primeira aposta sem risco.

Acesse o site, confira o regulamento, faça seu primeiro depósito com o PIX e aproveite a promoção com aposta sem risco.

PUBLICIDADE:

 

Leia Mais sobre: , , , , ,


Resultados do UFC 310 Esquenta Libertadores: Lutadores que torcem para Atlético-MG e Botafogo Resultados do UFC Macau #STORIES – Confira todos os resultados do UFC 309 Resultados de Jake Paul x Mike Tyson