Adversário de Alexandre Pantoja na luta principal do UFC 310, Kai Asakura tem uma oportunidade, no mínimo, inusitada. O japonês pode se tornar o novo campeão peso mosca (até 56,7 kg.) do maior evento de MMA do mundo ainda em sua estreia na organização. No entanto, o antigo dono do cinturão peso galo (até 61,2 kg.) do Rizin não é o primeiro a ter esta oportunidade, mas pode ser o primeiro a vencer.
Diante disso, o SUPER LUTAS traz uma lista com os outros atletas que estrearam no UFC como desafiantes do cinturão.
Veja Também
Hayato Sakurai
Apesar de ser o primeiro peso mosca (até 56,7 kg.), Asakura não é sequer o primeiro japonês a estrear numa luta por cinturão. Em março de 2002, o ex-campeão do Shooto e lenda do MMA no Oriente, Hayato Sakurai, enfrentou o norte-americano Matt Hughes pelo título dos meio-médios (até 77,1 kg.) no UFC 36.
Matt Hughes(30-3) vs Hayato “Mach” Sakurai(19-1-2)
UFC 36: Worlds Collide
March 22nd 2002
Requested: @Unifiedrulespo1 pic.twitter.com/vE5wNq9IUR
— Underrated Combat Sports Tribal Chief (@MMAUnderrated) July 8, 2024
Na ocasião, o desafiante foi superado por nocaute técnico no quarto round, após engolir uma série de golpes no chão do wrestler. Essa foi a única luta de Sakurai no Ultimate, que em seguida voltou a se apresentar em eventos asiáticos.
Frank Trigg
Também na divisão dos meio-médios (até 77,1 kg.), Frank Trigg mediu forças com Matt Hughes em novembro de 2003, no UFC 45. Conhecidos desde os tempos de wrestling, uma rivalidade rapidamente surgiu entre os dois lutadores.
Após várias disputas de força no clinch, Hughes conseguiu vencer o embate por finalização ainda no primeiro round, com o primeiro mata-leão em pé da história da companhia.
Matt Hughes vs Frank Trigg at UFC 52 in Uncasville, Connecticut on November 21, 2003. #DWCOTD pic.twitter.com/BNfX6DwZLp
— danawhite (@danawhite) January 7, 2016
Gilbert Melendez
Por falar em nomes que dominaram outros eventos, o ex-campeão peso leve (até 70,3 kg.) do Strikeforce, Gilbert Melendez enfrentou Ben Henderson em abril de 2013, valendo o cinturão dos leves do UFC (até 70,3 kg.). O dono do cinturão havia construído uma carreira sólida no WEC, e enfrentou Melendez como a terceira defesa do título do Ultimate.
Após cinco rounds intensos, Ben Henderson foi declarado vencedor por decisão dividida, resultado contestado por muitos. Após a vitória, o campeão aproveitou o momento para pedir a então namorada, Maria, em casamento. Os dois estão juntos até hoje.
Joe Soto
Joe Soto, por sua vez, foi o único desafiante a receber a oportunidade de lutar pelo cinturão com pouca antecedência. Há dez anos, em agosto de 2014, o norte-americano se preparava para estrear no card preliminar do UFC 177, contra Anthony Birchak. Na luta principal da noite, Renan Barão tentava reconquistar o título dos galos (até 61,2 kg.) numa revanche com TJ Dillashaw. Entretanto, o brasileiro passou mal durante o corte de peso e a solução foi oferecer o combate para Soto, que aceitou.
Apesar de demonstrar muita valentia, o lutador não foi páreo para Dillashaw, que estava em franca ascenção. Ele foi nocauteado com um chute na cabeça no quinto e último round do confronto. O lutador se manteve no UFC até 2018.
Kai Asakura
Até hoje, nenhum lutador conseguiu desbancar o campeão em exercício e conquistar o cinturão do UFC em sua primeira luta na organização. Kai Asakura pode realizar o feito inédito neste sábado (7), no combate principal do UFC 310. Em seu caminho está o brasileiro Alexandre Pantoja, que busca a terceira defesa do título dos moscas (até 56,7 kg.).
A cobertura do UFC 310 é patrocinada pela BK8
Maior e Mais Confiável, a BK8 é a patrocinadora oficial da cobertura do UFC 310. Parceria oficial de clubes da Premier League como Burnley e Aston Villa. A BK8 é uma plataforma de apostas esportivas que oferece uma promoção com bônus de boas-vindas de 100% até R$ 500 e primeira aposta sem risco.
Acesse o site, confira o regulamento, faça seu primeiro depósito com o PIX e aproveite a promoção com aposta sem risco.
Você precisa fazer login para comentar.