Morreu nesta terça-feira (3) aos 46 anos o tricampeão na categoria super galo de boxe Israel Vazquez. O ex-pugilista mexicano, conhecido também como ‘Magnífico’, não conseguiu derrotar o oponente mais difícil que enfrentou em vida: o câncer. Vazquez deixa a esposa Laura, os filhos Israel Jr. e Anthony, a filha Zoe, além dos pais e a irmã.
‘Magnífico’ ficou conhecido por suas guerras épicas contra o também pugilista mexicano Rafael Márquez. Israel terminou a carreira no boxe com um recorde de 44 vitórias (32 por nocaute) e cinco derrotas. De acordo com o Los Angeles Times, Vazquez foi diagnosticado com um sarcoma em ‘estágio 4’, uma forma de câncer com até 70 tipos diferentes. Sua batalha contra a doença foi revelada pela primeira vez em uma postagem do GoFundMe, no início de novembro.
Há cerca de três semanas, a esposa de Vázquez declarou que o câncer já havia deixado o ex-pugilista muito debilitado.
“Ele mal consegue falar e, se o faz, sua respiração para, ele fica muito fraco”, disse Laura ao LA Times.
O presidente do Conselho Mundial de Boxe (WBC), Mauricio Sulaiman, fez uma postagem lamentando a partida precoce de Vazquez.
“Israel Vazquez está finalmente descansando em paz. Que Deus dê força e apoio à sua esposa, Laura, aos seus filhos, familiares e amigos durante estes tempos difíceis. Obrigado, campeão, por deixar uma marca tão especial. Você será sempre o Magnífico”, escreveu Sulaiman. (veja abaixo)
O ex-treinador de Vazquez, Freddie Roach, também se manifestou nas redes sociais.
“Israel, meu amigo, que você descanse em paz agora. Minhas condolências à família Vazquez e a todos aqueles que chamaram Israel de amigo”, escreveu.
Durante sua trajetória, Vazquez conquistou vitórias memoráveis contra grandes adversários, como Óscar ‘Chololo’ Larios, com quem protagonizou uma trilogia. Em 2002, derrotou Larios para conquistar o título mundial do WBC, e em 2004 se tornou campeão mundial dos super galos pela IBF ao vencer José Luis Valbuena, no Grande Auditório Olímpico de Los Angeles.