Vivendo uma situação incomum no UFC 310, Alexandre Pantoja defende o cinturão dos moscas (até 56,7 kg.) contra um novato. Mesmo com quase 30 lutas profissionais, Kai Asakura nunca lutou fora do Oriente. Apesar disso, os dois rivais da luta principal possuem um adversário em comum, e a comparação dos resultados (e desempenhos) é favorável ao brasileiro.
Asakura enfrentou Manel Kape em duas ocasiões, ambas pelo Rizin. No primeiro combate, em maio de 2018, o japonês se saiu vencedor por decisão dividida. A revanche aconteceria no último dia do ano de 2019. Neste segundo encontro, o próximo adversário de Pantoja foi nocauteado nos primeiros momentos do segundo round, o que consagrou o português como o novo campeão peso galo (até 61,2 kg.) do evento.
Kape deixou o título vago e logo na luta seguinte fez sua estreia no UFC, tendo Pantoja como oponente dois anos depois de nocautear Asakura. Na ocasião, o brasileiro venceu o confronto por decisão unânime.
Desde então, Asakura venceu sete combates e foi derrotado em outras duas oportunidades. Em seu cartel, o japonês conta com vitórias contra Kyoji Horiguchi, Hiromasa Ougikubo e Juan Archuleta. Já Pantoja vive uma sequência de seis triunfos seguidos, sem conhecer drrotas desde 2020.