Um dos grandes astros do UFC na atualidade, Khamzat Chimaev surpreendeu a todos ao revelar detalhes sobre sua saúde. O sueco, que está próximo de uma chance pelo cinturão dos pesos médios (até 83,9kg.), admitiu ter enfrentado uma série de problemas de saúde, incluindo a remoção de metade da glândula tireoide.
“Tive cinco ou seis cirurgias e de sete a oito fraturas. Me reconstruí sozinho. Os médicos me disseram várias vezes que eu não seria capaz de lutar. Bem, eu os provei errados até agora. Tive alguns problemas antes da luta contra Usman também. Eu simplesmente não contei a ninguém sobre isso. Eu estava com febre e até consideramos desistir. Quando seu sistema imunológico está fraco, você pode pegar algumas infecções. Eles removeram metade da minha glândula tireoide”, revelou Chimaev em entrevista a Adam Zubayraev.
A revelação de Chimaev sobre a remoção parcial da tireoide levanta questões sobre a natureza exata de seus problemas de saúde. Embora o lutador não tenha detalhado a doença específica, a relação entre um sistema imunológico enfraquecido e problemas na tireoide sugere a possibilidade de uma doença autoimune.
Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca por engano as células saudáveis do próprio organismo. No caso da tireoide, isso pode levar a problemas como o hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireoide) ou o hipertireoidismo (produção excessiva desses hormônios). Em alguns casos, a glândula pode ser danificada a ponto de necessitar de remoção parcial ou total.