Multicampeão mundial de muay thai e kickboxing, Cosmo Alexandre será a principal novidade brasileira no card do Karate Combat 51, que fechará a temporada 2024 e acontecerá dia 19 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos.
O evento poderá ser assistido ao vivo no Youtube oficial da organização, e também no UFC Fight Pass Brasil, partir das 20h (horário de Brasília).
Paulista radicado na Flórida, Cosmo, 42 anos, tem currículo profissional maciço, com 71 vitórias, 19 derrotas e um empate. Ele enfrentou os maiores nomes do ‘striking’ das últimas décadas, como John Wayne Parr, Yodsanklai Fairtex e Giorgio Petrosyan, além de atuar no MMA, com participações no Bellator e ONE FC.
O brasileiro havia declarado aposentadoria após a última luta (vitória por KO sobre Juan Cervantes, no ONE, em 2022). Mas teve na proposta do Karate Combat o fôlego necessário para mudar os planos.
“Tive alguns problemas (com o ONE). Eles praticamente me forçaram a lutar contra o (ex-campeão do Glory) Nieky Holzken, em um peso que eu não poderia fazer, e possivelmente seria colocado ‘na geladeira’ se não aceitasse. Deixei meu ego e orgulho de lado, pensei na minha família e fiz a luta. A partir daí, até consegui um contrato melhor, mas não ficou legal. O clima não estava bom, perdi a vontade de continuar com eles e resolvi parar”, explicou Alexandre.
“Então, veio a proposta do Karate Combat nesse ano. A comunicação foi bem melhor e resolvi aceitar. É um evento com base em Miami, onde moro, e isso facilita bastante. Será muito bom financeiramente também. Não tive motivos para não aceitar. Espero me sentir bem lutando após dois anos parado. Quero fazer pelo menos três lutas no ano que vem”, completou.
O brasileiro atuará no peso-médio (até 84kg). O adversário cogitado até agora é o espanhol Igor DeCastañeda, que tem cartel de quatro vitórias e quatro derrotas pela organização. O combate ainda está em acordo verbal entre as partes, e pode ser oficializado nos próximos dias.
A categoria atualmente está com o título vago, já que o até então campeão Ross ‘Turbo’ Levine (EUA) anunciou aposentadoria após a vitória sobre o albanês Adrian Hadribeaj, em maio deste ano.