Publicidade
Notícias

Brasileira lidera lista lutadores ‘esnobados’ por Dana White na edição da PFL desta sexta-feira

Taila-Santos-Ilara-Joanne-PFL-1-2024

Taila Santos em vitória na PFL 1 2024 (Foto: PFL)

Por mais que o UFC domine o mercado financeiro do MMA desde a falência do Pride em 2007, para muitos lutadores ainda é possível ter uma boa vida profissional fora dos domínios de Dana White. Desta forma, três atletas ‘esnobados’ pelo Ultimate têm a chance de melhorar (e muito) suas contas bancárias nesta sexta-feira (29) no card das finais da PFL 2024, que contará com mudanças nas regras.

Publicidade

Veja Também

Diferentemente do UFC, na PFL os campeões são coroados a cada ano. Os vencedores da temporada são premiados com o valor de US$ 1 milhão (R$ 5,8 milhões na cotação atual). Em meio às diversas reclamações relacionadas ao pagamento de atletas, a oportunidade de ganhar a bolada pode ser um divisor de águas para muitos lutadores.

Entre os bem-aventurados, está a brasileira Taila Santos. A peso mosca (até 56,7 kg.) ganhou notoriedade no esporte em 2022, ao enfrentar Valentina Shevchenko pelo cinturão da categoria no UFC. Após um combate equilibradíssimo, ela se viu derrotada por decisão dividida. Posteriormente, a catarinense deixou a organização e assinou com a PFL em março deste ano. Agora, ela enfrenta a invicta Dakota Ditcheva pelo título da temporada na luta co-principal.

Publicidade

T. Santos (esq.) em luta contra V. Shevchenko no UFC 275. Foto: Reprodução/Instagram @tailasantos.ufc

Taila Santos não é a única a ter sucesso fora da bolha de Dana White

Na atração principal da noite, o britânico Brendan Loughnane e o russo Timur Khizriev disputam o cinturão dos penas (até 65,7 kg.). Com 14 confrontos travados e o título da temporada 2022, Loughnane é muito experiente na organização, mas ganhou fama entre os fãs de MMA por outro motivo. Em 2019, o lutador participou do Dana White Contender Series e mesmo com a vitória contra Bill Algeo, não foi contratado. Na ocasião, o CEO do UFC criticou fortemente o atleta por aplicar uma queda nos últimos momentos da luta ao invés de buscar a interrupção.

Brendan Loughnane foi campeão peso pena na PFL. Foto: Reprodução/Instagram

Não menos importante, o evento também conta com a presença de Impa Kasanganay. O norte-americano competiu no UFC entre 2020 e 2021, após conquistar a vaga via Contender Series, ainda como meio-médio (até 77,1 kg.). Lá, ele se tornou famoso por um motivo nada agradável, ao sofrer o nocaute do ano de 2021 contra Joaquin Buckley.

Publicidade

No ano passado, o lutador assinou contrato com a PFL e mudou definitivamente de categoria, indo para os meio-pesados (até 93 kg.). Dessa forma, Kasanganay se sagrou campeão do torneio em 2023 e faturou o prêmio milionário. Agora, ele tem a chance de vencer o título mais uma vez contra Dovletdzhan Yagshimuradov.

Publicidade

Impa Kasanganay comemora o título da PFL (Foto: Instagram)

Confira card completo das finais da PFL desta sexta-feira (29)

Card principal

Peso pena (até 65,7 kg.): Timur Khizriev x Brendan Loughnane
Peso mosca (até 56,7 kg.): Dakota Ditcheva x Taila Santos
Peso meio-pesado (até 93 kg.): Impa Kasanganay x Dovletdzhan Yagshimuradov
Peso meio-médio (até 77,1 kg.): Shamil Musaev x Magomed Umatulov
Peso leve (até 70,3 kg.): Brent Primus x Gadzhi Rabadanov
Peso pesado (até 120,2 kg.): Denis Goltsov x Oleg Popov

Card preliminar – PFL Mena

Peso pena (até 65,7 kg.): Abdelrahman Alhyasat x Abdullah Al-Qahtani
Peso meio-médio (até 77,1 kg.): Mohammad Alaqraa x Omar El Dafrawy
Peso átomo (até 47,7 kg.): Hattan Alsaif x Lilia Osmani
Peso galo (até 61,2 kg.): Ali Taleb x Rachid El Hazoume
Peso leve (até 70,3 kg.): Mohsen Mohammadseifi x Georges Eid

Publicado por
Luís Antonio Cardoso