Petr Yan mostrou que está de volta à sua melhor forma. Em um combate eletrizante no UFC Macau, o ex-campeão peso galo (até 61,2kg.) dominou Deiveson Figueiredo e venceu na decisão unânime dos juízes, com parciais de 50-45 dos juízes. A vitória, realizada neste sábado (23), não só interrompeu a sequência de três triunfos do brasileiro como também recolocou o russo na briga pelo cinturão da categoria.
Para Yan, que vivia o pior momento de sua carreira com apenas um resultado positivo em cinco lutas, este triunfo marcou sua segunda vitória consecutiva, recolocando-o próximo de uma nova disputa pelo título.
Já Deiveson viu sua sequência de três vitórias no peso galo (até 61,3 kg) ser interrompida.
No primeiro minuto de luta, Deiveson Figueiredo aproveitou a aproximação do russo e tentou uma queda ao voar nas pernas do adversário. Yan se defendeu bem inicialmente, mas, na sequência, Figueiredo aproveitou o clinch e utilizou as pernas para completar a derrubada. Após dois minutos de domínio no solo, o brasileiro conseguiu pegar as costas, mas seu oponente se desvencilhou e terminou o round por cima, controlando o restante do tempo.
Na segunda etapa, Yan iniciou com chutes laterais e pisões no joelho para manter a distância. Na segunda metade do round, o brasileiro intensificou as tentativas de queda e desferiu golpes fortes, enquanto Yan manteve o controle da distância com combinações precisas. Nos segundos finais, o russo aplicou uma queda no “Deus da Guerra”.
No terceiro assalto, o russo manteve o domínio na luta em pé, conectou os melhores golpes e alcançou um knockdown na primeira metade do round. O brasileiro se recuperou e voltou à luta em pé, mas, na reta final, já mostrou cansaço e recebeu sequências de golpes limpos do ex-campeão dos galos.
Deiveson voltou agressivo para o quarto round, mas seu adversário aparentava estar mais descansado. O brasileiro apostou nas tentativas de queda, que foram bem defendidas pelo russo. No final do round, Figueiredo acertou um direto que derrubou Yan, mas o ex-campeão rapidamente se levantou.
No último assalto, as missões estavam claras: Petr Yan, liderando nas pontuações, focou em neutralizar as investidas de Deiveson, que buscava definir a luta com golpes decisivos. Mais rápido e com melhor preparo físico, o russo conectou mais golpes e controlou o ritmo até o final do combate.
A vitória de Petr Yan foi declarada por decisão unânime por 50-45 na visão dos três juízes.
Na entrevista pós-luta, Petr Yan celebrou a vitória e aproveitou para desafiar o atual campeão, Merab Dvalishvili, que já o derrotou anteriormente.
“Pessoal, antes da minha luta, o Merab disse que o Deiveson seria o próximo desafiante. Agora eu pergunto: ‘Merab, e agora? Eu venci o principal desafiante da categoria. Quero uma revanche. Me chame, vamos lutar!'”, declarou Yan.
Data: 23 de novembro de 2024
Horário: A partir das 5h (horário de Brasília)
Local: Madison Square Garden, Nova York, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet
Peso galo (até 61,2 Kg): Petr Yan derrotou Deiveson Figueiredo por decisão unânime (50-45, 50-45, 50-45)
Peso palha (até 52,1 Kg): Yan Xiaonan derrotou Tabatha Ricci por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Muslim Salikhov derrotou Song Kenan por nocaute (Chute giratório) aos 3m50seg. do R1
Peso mosca (até 56,7 Kg): Gabriella Fernandes derrotou Wang Cong com um mata-leão aos 3m37seg. do R2
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Carlos Ulberg derrotou Volkan Oezdemir por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Zhang Mingyang derrotou Ozzy Diaz por nocaute técnico (cotovelada e socos) 1min25seg do R1
Peso galo (até 61,2 Kg): Su Young Yu derrotou Baergeng Jieleyisi por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Peso mosca (até 56,7 Kg): Dong Hun Choi derrotou Kiru Sahota por nocaute (soco) aos 2m36seg. do R1
Peso palha (até 52,1 Kg): Shi Ming derrotou Feng Xiaocan por nocaute (chute alto) aos 45seg. do R3
Peso mosca (até 56,7 Kg): Carlos Hernandez derrotou Nyamjargal Tumendemberel por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Peso mosca (até 56,7 Kg): Lone’er Kavanagh derrotou Jose Ochoa por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 Kg): Xiao Long derrotou Quang Lee por nocaute (soco) aos 1m28seg. do R3
Peso leve (até 70,3 Kg): Nikolas Motta derrotou Maheshate por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)