Conhecido por ser o primeiro lutador a derrotar Alex Poatan em uma luta de MMA, Quemuel Ottoni foi punido pela Comissão Atlética de Nevada (NAC) por motivos disciplinares. O atleta estava programado para lutar por um contrato com o UFC no ‘Contender Series’, mas desistiu de última hora. Embora não tenha subido ao octógono, o paulista está com uma suspensão temporária por uso de substância proibida.
De acordo com o site norte-americano ‘MMA junkie’ o teste de Quemuel acusou o uso de clomifeno, substância utilizada para aumentar os níveis de testosterona. A ação disciplinar será decidida na próxima reunião mensal da NAC marcada para 17 de dezembro. Além do brasileiro, outros três lutadores também foram punidos.
Ottoni estava agendado para lutar contra Kody Steele em 24 de setembro, mas minutos antes de sua entrada no octógono, informou à organização que não queria mais competir. Através de um vídeo nas redes sociais, Quemuel alegou que não poderia lutar devido a problemas psicológicos.
“Acabei não lutando depois de ter tido muita crise de ansiedade, adrenalina, congelar… Foi uma mistura de tudo, da ansiedade, de ver a câmera, de ver o cutman fazendo minhas mãos, das pessoas que mais vi, e só”, disse o ex-campeão meio médio (até 77kg) do Jungle Fight.
Aos 32 anos, Quemuel Ottoni tem um cartel com 12 vitórias e apenas tres derrotas. O lutador, com passagem pelo LFA, foi campeão do Jungle Fight e chegou a assinar contrato com a PFL, porém não estreou. Além do confronto no Contender Series, Quemuel tem outras 12 lutas canceladas na carreira.