Publicidade

Em horário alternativo, Deiveson Figueiredo e Petr Yan se enfrentam na luta principal do UFC Macau

UFC Macau começa às 5h da manhã no horário de Brasília. Foto: Divulgação

Para quem está acostumado a dedicar as noites de sábado ao UFC, a rotina vai mudar neste fim de semana. A maior organização de MMA do mundo desembarca em Macau e o ocidente vai se adaptar ao fuso. No horário de Brasília, o evento terá início às 5h deste sábado (23).

Publicidade

A luta principal do UFC Macau vai contar com um brasileiro. Deiveson Figueiredo enfrentará um atleta russo – mas considerado da casa – em busca de galgar degraus na categoria peso galo (até 61,2 kg.). Embora haja uma enorme presença de orientais no card, os lutadores tupiniquins têm boa parcela de protagonismo. Na luta coprincipal, Tabatha Ricci também sobe ao octógono em busca de espaço na divisão.

E os porquês de assistir a este UFC não param por aí. O SUPER LUTAS listou cinco motivos para madrugar e acompanhar todo o card. Veja:

Publicidade

1) Deivesson Figueiredo no evento principal

Deivesson Figueiredo vem de três vitórias. Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Sempre que um brasileiro está no octógono, é motivo suficiente para acompanhar cada assalto. Mas o fato de Figueiredo ter pela frente Petr Yan, o número dois do ranking dos pesos galo, dá um gosto a mais para a torcida nacional. O ‘Deus da Guerra’ é o atual quinto da divisão e uma vitória no sábado abre o caminho para sonhar pelo cinturão.

2) Tabatha Ricci na luta co-principal

Tabatha Ricci vai lutar com número 2 do ranking. Foto: Zuffa LLC via Getty Images

Este motivo segue a lógica verde e amarela do tópico anterior. Poder exercer a torcida canarinho nas duas principais lutas da noite (ou do dia por estes lados do globo) é um cenário de poucos eventos. O combate de Tabatha também tem contornos de importância para a divisão. Ela vai enfrentar simplesmente a segunda colocada da categoria peso palha (até 52,1kg.), Yan Xiaonan. Com a adversária lutando em casa, a ‘Baby Shark’ precisa da vibração brasileira, nem que seja pela televisão.

Publicidade

3) Horário oriental

UFC Macau será realizado no Galaxy Arena

Os eventos promovidos no oriente têm uma vantagem: não confiscar a noite de sábado. Se organize, acorde cedo, tome um bom café e, depois de assistir várias boas lutas, tenha o dia todo para você. Sabe aquele compromisso de sábado a noite que vem sendo adiado por causa do UFC? Chegou a hora de marcar.

O card preliminar começa às 5h e o principal está previsto para às 8h. Com 13 lutas na lista, o fim do evento não deve passar do meio-dia no horário oficial do Brasil.

Publicidade

4) Quatro brasileiros no card

Nikolas Motta é um dos brasileiros no card do UFC Macau. Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Não será necessário aguardar até às lutas principais para assistir brasileiros no cage. Logo no primeiro combate, Nikolas Motta vai para a batalha. Ele terá como anfitrião o chinês Maheshate. Os dois se enfrentam pela categoria peso leve (até 70,3kg.)

Mais tarde, no card principal, Gabriella Fernandes vai lutar com Wang Cong. Mais uma chinesa no caminho do Brasil. Gabi quer ampliar um cartel de nove vitórias frente a três derrotas no confronto do peso mosca (até 56,7kg.).

5) Muitos lutadores do oriente, berço de várias artes marciais

Yan Xiaonan após vitória no UFC 288. Foto: Cooper Neill/Zuffa LLC via Getty Images)

Com UFC Macau, não são poucos os atletas ‘da casa’ que subirão ao octógono. São 15 lutadores asiáticos no card, entre chineses, coreanos, um mongol e um russo.

Várias das artes marciais que compõem o MMA são de origem asiática, como por exemplo o judô, o karatê, o muay thai e o jiu jitsu. Para o amante mais ‘raiz’ do esporte, o UFC deste sábado é a oportunidade de conhecer um pouco mais da técnica de lutadores que absorvem os ensinamentos ‘direto da fonte’.

Ficha técnica do UFC Macau

Data: 23 de novembro de 2024.

Horário: A partir das 05h (horário de Brasília).

Local: Galaxy Arena, Macau, China

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.

CARD PRINCIPAL (a partir das 08h)

Peso galo (até 61,2 kg): Petr Yan x Deiveson Figueiredo

Peso palha (até 52,1 kg): Yan Xiaonan x Tabatha Ricci

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Kenan Song x Muslim Salikhov

Peso mosca (até 56,7 kg): Cong Wang x Gabriella Fernandes

Peso meio-pesado (até 93 kg): Volkan Oezdemir x Carlos Ulberg

Peso meio-pesado (até 93 kg): Mingyang Zhang x Osman Diaz

CARD PRELIMINAR (a partir das 05h)

Peso galo (até 61,2 kg): Jieleyisi Baergeng x Su Young You

Peso mosca (até 56,7 kg): Kerandip Singh Sahota x Dung Hun Choi

Peso palha (até 52,1 kg): Ming Shi x Xiaocan Feng

Peso mosca (até 56,7 kg): Nyamjargal Tumendemberel x Carlos Hernandez

Peso mosca (até 56,7 kg): Lone’er Kavanagh x Jose Ochoa

Peso galo (até 61,2 kg): Long Xiao x Quang Le

Peso leve (até 70,3 kg): Maheshate Hayisaer x Nikolas Motta