A luta principal do UFC Macau traz um confronto muito importante para a categoria dos galos (até 61,2 kg.). Ex-campeão dos moscas (até 56,7 kg.), Deiveson Figueiredo está invicto na nova categoria e se vencer Petr Yan, pode desafiar Merab Dvalishvili pelo título. No entanto, pelo menos para o russo, a recíproca também é verdadeira.
Em entrevista à assessoria de imprensa do UFC, Petr Yan disse acreditar que uma vitória contra o brasileiro seria o suficiente para ‘furar a fila’ e garantir uma revanche com o campeão, que o venceu em março de 2023 por decisão unânime.
“Merab tem falado que ele (Deiveson Figueiredo) é o único desafiante que realmente merece o cinturão, então essa é uma boa oportunidade para eu conseguir essa posição; vencê-lo e disputar o cinturão em vez dele. Eu acredito que esta é uma luta de desafiante número um”, disse.
A afirmação de Yan diz respeito às declarações de Dvalishvili em relação a um confronto com Umar Nurmagomedov. Após conquistar o título durante o UFC na Esfera, era esperado que a primeira defesa do georgiano fosse contra o primo de Khabib. No entanto, o campeão já declarou em diversas ocasiões não ter interesse no confronto.
“Merab é o atual campeão, mas acredito que ele ainda não está pronto para defender o título, principalmente contra Umar; parece que ele o está evitando. Além disso, acredito que Umar também precisa de algumas boas vitórias. Então com uma vitória sobre o Deiveson, acredito que posso voltar à disputa do título e lutar pelo cinturão novamente”, concluiu.
Ex-campeão dos galos (61,2 kg.), Petr Yan não vive o melhor momento da carreira. Com apenas duas vitórias nas últimas cinco lutas, o russo sofreu uma série de lesões após vencer Song Yadong por decisão unânime em março deste ano. Em seu cartel, possui vitórias sobre José Aldo, Cory Sandhagen e Urijah Faber.