Publicidade

Cinco motivos para assistir ao UFC 309, com possível despedida de Jon Jones e Bronx no card

Cartaz de divulgação do UFC 309. Foto: Divulgação UFC

Cartaz de divulgação do UFC 309. Foto: Divulgação UFC

O tão aguardado UFC 309 está chegando! A ansiedade dos amantes do MMA pelo evento se explica principalmente pela luta principal: a disputa de cinturão da categoria peso pesado (até 120,2kg.) entre Jon Jones e Stipe Miocic, dois dos maiores da divisão em toda a história.

Publicidade

Mas os motivos para ficar vidrado na tela neste sábado (16) vão além, passando pela grande presença de brasileiros, entre eles o recordista Charles do Bronx e a promessa Maurício Ruffy. O SUPER LUTAS listou cinco boas razões para sentar-se às 20h – horário previsto para início do card preliminar – e assistir tudo do evento até alta madrugada.

1) Possível aposentadoria de Jon Jones e/ou Stipe Miocic

Jon Jones (esq.) e Stipe Miocic (dir.) medem forças no UFC 309. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Um dos maiores lutadores da história do UFC, Jon Jones, coloca em jogo seu cinturão de peso pesado e mais: uma possível aposentadoria após a luta contra Miocic. Não são poucos os rumores de que ‘Bones’ deixaria a organização após este pay-per-view. O próprio campeão confirmou algumas vezes que o duelo será o último da sua carreira, iniciada em 2008. Recentemente, o treinador dele, Brendon Gibson, também apostou no encerramento dos trabalhos.

Publicidade

“Eu acho que é a última luta dele. É um jogo perigoso que não trata gentilmente lutadores ficando velhos. Eu sempre encorajo todos meus lutadores a pararem antes, a serem capazes de escolherem seu momento de parar. Jon, mais do que qualquer outro lutador, eu acredito que fez por merecer ser capaz de escolher quando abandonar”, disse Gibson ao ‘From The Stands’.

Muito se especula também pela aposentadoria do crota-americano Stipe Miocic. Também um dos principais nomes da história, ele já sugeriu a medida em frases soltas como “a cada luta estou me preparando para a última”. Com 42 anos e 24 embates no cartel, o ex-campeão pode ter a saída do mundo das lutas condicionada ao resultado da noite deste sábado. Se vencer, Miocic aposentaria com o cinturão.

Publicidade

Sem dúvidas, um bom motivo para assistir ao evento é ver uma possível ‘ultima dança’ dos grandes.

2) ‘Title shot’ para Charles do Bronx

Charles do Bronx diz ser ‘o próximo da fila’ em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS. Foto: Reprodução X

O embate entre Charles do Bronx e Michael Chandler três anos depois do brasileiro ter nocauteado ‘Iron’ já é um ótimo pretexto para deixar o UFC 309 marcado na agenda. Mas os caminhos a serem abertos pelo duelo aumentam as desculpas para programar aquele ‘lembrete’ no celular. Assistir a luta pode ser uma análise do próximo concorrente ao título.

Publicidade

Segundo colocado do ranking de peso leve (até 70,3kg.), Charles não vê a hora de enfrentar o dono do cinturão, mesmo que ele seja definido num possível confronto entre Islam Makhachev e Arman Tsarukyan. Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, Charles disse ser o ‘primeiro da fila’ e estaria disponível para a reserva do duelo.

3) Muitos brasileiros no card

As brasileiras Viviane Araújo (esq.) e Karine Silva (dir.) se enfrentam no UFC 309. Foto: Montagem SUPER LUTAS

Seis. Seis motivos patrióticos para assistir ao UFC 309. Essa quantidade de brasileiros lutando é inaugurada logo na abertura do evento. Eduarda Moura enfrenta Veronica Hardy pela divisão peso mosca (até 56,7kg.). Ainda no card preliminar, o peso pesado (até 120,2kg.) Jhonata Diniz vai medir forças com o polonês Marcin Tybura para se manter invicto.

E no card principal, duelo tupiniquim. Viviane Araújo e Karine Silva lutam pelo peso mosca e disputando espaço. Viviane é a 9ª do ranking e Karine é a 11ª.

Faz parte da lista de brasileiros o recordista de finalizações Charles do Bronx, como já mostramos. E ainda tem a revelação verde e amarela, Maurício Ruffy. Ele vai encarar o peruano James Llontop e este é quarto motivo da nossa lista pra você assistir à luta.

4) Apresentação de Maurício Ruffy

Maurício Ruffy vai pra segunda luta no UFC

Ele só fez uma luta pelo UFC. O suficiente para se credenciar ao card principal de um evento numerado. A estreia na organização foi em maio, contra Jamie Mullarkey. O atleta da afamada academia ‘Fighting Nerds’ nocauteou nesta e em todas as outras nove lutas de um cartel 10-1. Mesmo sendo um recém chegado, Ruffy é temido. Corre nos bastidores as informações de que alguns atletas se recusaram a enfrentá-lo. No embate com Jame Llontop, o paulistano é o favorito numa proporção semelhante a do seu cartel: 10 para 1.

5) Oito rankeados no card

Charles do Bronx em vitória no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

O cheiro de luta boa inebria o ambiente quando posições no ranking oficial estão em disputa. Os mais envolvidos com números e colocações têm um motivo a mais para acompanhar o UFC 309. Além do campeão da categoria mais pesada do MMA e o oitavo Stipe Miocic, o evento conta com uma boa disputa pelo peso leve. Michael Chandler é 7º e o faminto Charles do Bronx está nas cabeças, em terceiro linear. Outro bom duelo de ranking, você já conhece. É o do peso mosca feminino,  entre a 9ª Viviane Araújo e 11ª Karine Silva.

No card preliminar tem dois rankeados. O 13º do peso galo (até 61,2kg.) Jonathan Martinez encara Marcus McGhee. E o 9º peso pesado Marcin Tybura mede forças com o brasileiro Jhonata Diniz.

Ficha técnica do UFC 309

Data: 16 de novembro de 2024

Horário: A partir de 20h (horário de Brasília)

Local: Madison Square Garden, Nova York, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet

CARD PRINCIPAL

Peso pesado (até 120,2 kg.): Jon Jones x Stipe Miocic – Luta pelo cinturão

Peso leve (até 70,3 kg.): Charles do Bronx x Michael Chandler

Peso médio (até 83,9 kg.): Bo Nickal x Paul Craig

Peso mosca (até 56,7 kg.): Viviane Araújo x Karine Silva

Peso leve (até 70,3 kg.): Mauricio Ruffy x James Llontop

CARD PRELIMINAR

Peso galo (até 61,2 kg.): Jonathan Martinez x Marcus McGhee

Peso médio (até 83,9 kg.): Chris Weidman x Eryk Anders

Peso leve (até 70,3 kg.): Jim Miller x Damon Jackson

Peso pena (até 65,7 kg.): David Onama x Roberto Romero

Peso pesado (até 120,2 kg.): Marcin Tybura x Jhonata Diniz

Peso meio-médio (até 77,1 kg.): Mickey Gall x Ramiz Brahimaj

Peso meio-médio (até 77,1 kg.): Bassil Hafez x Oban Elliott

Peso mosca (até 56,7 kg.): Veronica Hardy x Eduarda Moura