O combate entre Jon Jones e Stipe Miocic, válido pelo título mundial dos pesos pesados (até 120,2 kg.). e que encabeça o UFC 309, pode ser um divisor de águas para ambos atletas. Enquanto ‘Bones’ pode se solidificar ainda mais como o maior de todos os tempos, o ex-campeão pode realizar um feito sem precedentes.
Caso o bombeiro quebre a banca no próximo sábado e se torne o primeiro a vencer (de fato) Jon Jones, que posição seu legado passaria a ocupar entre os principais nomes do esporte?
Veja Também
A peleja tem gerado reações distintas entre a mídia e os fãs do esporte. Enquanto alguns contestam sua validade devido à ausência de Tom Aspinall, o largo favoritismo de Jon Jones nas casas de apostas somado à longa inatividade de Miocic, criou-se um clima de ‘já ganhou’, no qual muitos fãs enxergam o combate quase como burocrático.
No entanto, é inegável que o ex-campeão dos pesos pesados (até 120,2 kg.) é um dos maiores nomes da história do MMA, posição conquistada por meio de diversos feitos memoráveis. Em quase 30 anos desde a criação formal da categoria, ninguém defendeu o cinturão mais vezes que o norte-americano, que o conquistou em duas ocasiões.
Além disso, ao olhar para seu cartel, é possível observar a presença de vitórias contra grandes ex-campeões, como Fabrício Werdum, Daniel Cormier (duas vezes), Junior Cigano, Andrei Arlovski e Francis Ngannou. Com exceção do camaronês, todos os outros conheceram a derrota através de nocautes. Por isso, para muitos Miocic é o maior peso pesado (até 120,2 kg.) da história, rivalizando apenas com o lendário Fedor Emelianenko.
Diante desse questionamento, a equipe de jornalistas do time SUPER LUTAS trouxe uma série de respostas ao tema.
Opinião SUPER LUTAS
Ao analisar o questionamento, Fernando Keller leva em consideração não apenas o resultado em especulação, mas todo o contexto que envolve o combate, que acontecerá no Madison Square Garden, uma das arenas mais famosas de todos os esportes de combate.
“Stipe Miocic já é considerado por muitos o maior peso pesado da história do UFC. Uma eventual vitória sobre Jon Jones aos 42 anos de idade, levando em consideração as circunstâncias como os quase quatro anos afastado do octógono e a condição de grande ‘azarão’, obliteraria qualquer debate não apenas dentro dos pesos pesados do Ultimate, como do MMA como um todo.
No entanto, não acredito que uma vitória, ainda que sobre possivelmente o maior de todos os tempos, seja suficiente para colocar Miocic no hall de maiores da história englobando todas as categorias. Não o vejo como tão dominante ou espetacular para estar na discussão com nomes como o próprio Jon Jones, Georges-St Pierre, Anderson Silva e outras lendas desse porte”.
He won the heavyweight title in an unforgettable way @StipeMiocic returns Saturday night looking to become the heavyweight champ once again! #UFC309 pic.twitter.com/6kr8F2z8St
— UFC (@ufc) November 11, 2024
Segundo Gabriel Reis, um triunfo não seria o suficiente para aproximar o peso pesado (até 120,2 kg.) dos grandes nomes do esporte, mas mudaria bastante a percepção do lutador.
Eu nunca tinha pensado sobre o lugar do Miocic entre os maiores de todos os tempos. Quando penso na discussão, minha mente vai para outros nomes. Mas, se vencer Jon Jones, acho que ele entra no top 10. Seria a terceira vez conquistando o cinturão dos pesados e a sétima vitória em lutas valendo título. Além disso, desconsiderando a derrota por desclassificação de Jones, o argumento de ser o único a bater o maior da história é forte. Resumindo: se vencer Jon Jones, Miocic estará em qualquer top 10 de maiores da história.
Para Igor Ribeiro, o legado de Miocic seria completamente transformado caso consiga realizar o ‘impossível’ e se tornar o primeiro atleta a derrotar o maior lutador de todos os tempos.
“Uma vitória sobre Jon Jones seria mais do que apenas uma vitória no octógono; seria a consagração definitiva de Stipe Miocic como um dos maiores lutadores de todos os tempos. Ele enfrentou e superou outras lendas, mas vencer ‘Bones’ seria entrar para outro patamar. No entanto, a discussão sobre o maior de todos os tempos é sempre repleta de nuances. A consistência de Jones e seu domínio em diferentes categorias são argumentos de peso. Além disso, a falta de um reinado mais longo no topo, com diversas defesas consecutivas, pode ser um ponto a ser considerado.
Mas e se pensarmos além dos números? O MMA é um esporte que transcende estatísticas. É sobre momentos, sobre histórias e a capacidade de superar limites. Uma vitória de Miocic sobre Jones seria um desses momentos épicos que marcam gerações. Se Miocic vencer Jones, a discussão sobre o maior de todos os tempos estará oficialmente aberta. Afinal, grandeza não se mede apenas por números, mas também por legado”.
Seremos testigos de un grande! Stipe Miocic #UFC309
Sáb. 16 de Nov. ❌ pic.twitter.com/0wb4eG7E3u
— UFC Español (@UFCEspanol) November 11, 2024
Luís Antonio Cardoso compartilha de uma opinião semelhante. Para ele, um resultado positivo a favor do ex-campeão catapultaria o nome de Miocic para um patamar completamente diferente do atual.
“O Miocic é um dos atletas mais subestimados do UFC, creio que devido à sua personalidade pouco carismática. No entanto, as vitórias contra alguns dos melhores lutadores da sua categoria, somadas com a forma como esses triunfos aconteceram o colocam, na minha opinião, como o melhor peso pesado (até 120,2 kg.) de todos os tempos. Adicionar o nome do Jon Jones, principalmente através de um nocaute, o colocaria como um dos melhores da história. Não sei exatamente em qual posição, mas não seria um absurdo colocá-lo próximo de Anderson Silva, Georges St-Pierre, e claro, do próprio Jones”.
Já de acordo com Tiago Campos, a possível aposentadoria do norte-americano pode ser coroada com uma vitória contra um dos maiores nomes de todo o esporte, o colocando como um dos campeões mais notórios de todos os tempos.
“Stipe Miocic tem uma carreira brilhante no MMA e no UFC. É natural que ele queira se despedir em grande estilo. Acredito que não há maneira mais gloriosa de fazer isso que não encarando Jon Jones. Caso vença, será a terceira vez que o croata-americano vai recuperar o cinturão que tanto defendeu. Se aposentar como campeão pesado do UFC é coroar uma trajetória de conquistas e adversidades, mas vencer ‘Bones’ o imortaliza para sempre na história do MMA mundial”.
Tendo em mente o estado da divisão em relação a Tom Aspinall e Alex Poatan, Velber Viana enxerga a possibilidade de vitória como algo ainda mais interessante que apenas a posição de melhor da história.
“Creio que além de tudo que orbita à luta, este confronto é um tira-teima e em caso de vitória de Stipe Miocic, define-se de uma vez por todas o maior que já passou pela divisão. E sim, acredito que passa imediatamente a ser Miocic. Ele vence o mais badalado da década, aumenta as conquistas de cinturão aliadas ao recorde de defesas e parte pro ‘sprint’ final da carreira com muito ‘cartaz’. Vejo uma vitória de Miocic também como uma forma do lutador fazer no octógono o que faria na sua segunda profissão: apagar incêndios. O bombeiro pode oxigenar a categoria peso pesado (até 120,2kg.) tirando a dependência do UFC de uma possível subida do brasileiro Alex Poatan”.
Conclusão
Apesar de não haver um consenso definitivo entre os integrantes do time, é possível afirmar que todos concordam que um triunfo contra Jon Jones mudaria completamente a percepção de Stipe Miocic entre os melhores lutadores peso por peso da história do MMA. A resposta definitiva para este questionamento depende apenas do resultado da luta principal do UFC 309. O SUPER LUTAS faz a transmissão ao vivo e em tempo real, como segunda tela, no YouTube. O evento completo será transmitido pelo UFC Fight Pass, serviço de streaming oficial do Ultimate.
Você precisa fazer login para comentar.