No UFC 308, realizado em outubro, em Abu Dhabi, Ilia Topuria cumpriu sua promessa e apontou para o centro do octógono, convidando Max Holloway para uma troca de socos logo no início da luta pelo título dos penas (até 65,7 kg). Embora Holloway tenha tornado o gesto famoso dentro do UFC, ele recusou o convite do campeão. Diego Lopes, por sua vez, afirmou que aceitaria o desafio sem problemas.
Em entrevista, ao canal ‘Hablemos MMA’ do youtube, o brasileiro radicado no México afirmou que, apesar de respeitar todos os lutadores, não teme o poder de nenhum adversário. Ele declarou que, caso fosse convidado para uma luta franca contra Topuria, não pensaria duas vezes antes de aceitar.
“Com certeza. Estou te dizendo, eu respeito todo mundo, mas não tenho medo de ninguém. Se há algo que eu não tenho, é medo. Acho que já mostrei isso em todas as minhas lutas. Mostrei que não tenho medo de ninguém. Quantas vezes ele quiser apontar para o chão, eu vou plantar meus pés no meio do octógono e lutar. É simples assim.”, disse o manauara.
Infelizmente para Holloway, embora tenha recusado a briga com Topuria, ele acabou sendo nocauteado após dois rounds equilibrados. Essa foi a primeira derrota por nocaute do havaiano em 34 lutas na carreira. Apesar de competir na mesma categoria que Max, Diego Lopes, deixando de lado seu ‘modo lutador’, admitiu como fã que foi difícil ver o ‘Abençoado’ ser vencido dessa forma pela primeira vez.
“Como fã, acho que doeu em todos nós ver Max Holloway naquela situação. Imaginem, acho que todos os fãs de MMA têm assistido Holloway por anos e nunca o vimos em uma situação como essa. Nunca imaginamos que isso aconteceria, e quando aconteceu, foi uma grande surpresa. Mas crédito ao Topuria, ele fez um ótimo trabalho. Ele fez o que disse que ia fazer. Ele cumpriu sua promessa.” disse o terceiro colocado no ranking dos penas.
Diego Lopes estreou no UFC em maio de 2023, ao aceitar uma luta de última hora contra Movsar Evloev. Embora tenha oferecido perigo, o brasileiro radicado no México acabou superado por decisão unânime. Desde então, Lopes acumulou cinco vitórias, sendo duas por nocaute e uma por finalização. Seu triunfo mais recente foi sobre Brian Ortega no emblemático UFC 306, realizado na Esfera em Las Vegas.