Carlos Prates deu sequência à ascensão meteórica neste sábado (9). O brasileiro nocauteou Neil Magny no primeiro round da luta principal do UFC Vegas 100, válida pela categoria meio-médio (até 77,1 kg.). Com pouco menos de um ano lutando na maior organização de MMA do mundo, o brasileiro encabeçou um card principal pela primeira vez na carreira e coroou a oportunidade com uma performance impecável do início ao fim do combate.
Além do resultado positivo, Carlos Prates ainda alcançou uma marca histórica: se tornou o primeiro lutador da história do UFC a conseguir quatro triunfos por nocaute seguidos em menos de um ano. Com a vitória sobre Magny, um dos nomes mais experientes da divisão, o paulista se credenciou de vez como um dos principais prospectos da atualidade.
Ignorando o favoritismo de Prates, Neil Magny partiu para cima logo no início do combate, atacando com quedas e tentando prender o brasileiro contra a grade. O membro da ‘Fighting Nerds’ inverteu a tentativa e ficou por cima, dentro da guarda do norte-americano. Mesmo com a posição vantajosa, o paulista optou por voltar à luta em pé.
Apesar das diversas tentativas de frear a agressividade do brasileiro, Magny foi derrubado brevemente por um soco de direita do brasileiro. A partir de então, Prates manteve o ritmo e levou o oponente à lona nos últimos segundos do assalto com um direto de esquerda na têmpora. O golpe foi suficiente para deixar o norte-americano inconsciente.
Na entrevista com Michael Bisping ainda dentro do octógono, o lutador manifestou o interesse de lutar no UFC 312, que acontece no dia 9 de fevereiro, em Sidney, Austrália. Sobre o próximo adversário, o paulista desafiou Jack Della Madalena, quarto colocado no ranking oficial, e Geoff Neal, que ocupa a décima posição.
Já na luta co-principal do UFC Vegas 100, o ex-campeão em duas categorias do One Championship, Reinier de Ridder estreou na maior organização de MMA do mundo com uma vitória por finalização contra o norte-americano Gerald Meerschaert, em luta pela divisão dos médios (até 83,9 kg.).
Esta foi a décima segunda vitória por finalização do holandês, que soma ao todo 16 triunfos pela via rápida.
Reinier de Ridder iniciou o combate conectando bons chutes no corpo e pernas do adversário. Apesar de conseguir a queda em alguns momentos, o norte-americano reverteu as posições e voltou em pé.
Com o passar do tempo, Meerschaert passou a conectar bons socos e cotoveladas a partir do clinch, enquanto o holandês tentava manter a distância com bons jabs. No entanto, De Ridder surpreendeu ao acertar uma forte combinação de socos nos últimos segundos do assalto, quase nocauteando o oponente.
Percebendo a dificuldade levar a luta para o chão, o holandês passou a investir em rasteiras a partir do clinch no segundo assalto. Entretanto, Meerschart reverteu a posição e passou todo o round dominando de Ridder por cima, conectando bons golpes.
No último assalto, Gerald buscou seguir a mesma estratégia do adversário e partiu para o clinch. Após uma breve troca de forças, Reinier de Ridder conseguiu a queda, fez a transição para a montada e encaixou um katagatame, que forçou o norte-americano a bater em desistência aos um minuto e 44 segundos do terceiro round.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Carlos Prates derrotou Neil Magny por nocaute aos 4min50seg do R1
Peso médio (até 83,9 kg): Reinier de Ridder finalizou Gerald Meerschaert com um ‘katagatame’ a 1 min44seg do R3
Peso galo (até 61,2 kg): Gaston Bolanos derrotou Cortavious Romious por decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27, 30-27)
Peso palha (até 52,1 kg): Gillian Robertson derrotou Luana Pinheiro por decisão unânime dos juízes (29-27,29-28,29-28)
Peso médio (até 83,9 kg): Mansur Abdul-Malik venceu Dusko Todorovic por nocaute aos 2min44seg do R1
CARD PRELIMINAR
Peso palha (até 52,1 kg): Denise Gomes derrotou Karolina Kowalkiewicz por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Elizeu Capoeira derrotou Zachary Scroggin por nocaute a 1min15seg do R1
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Charles Radtke derrotou Matthew Semelsberger por nocaute aos 50 seg. do R1
Peso galo (até 61,2 kg): Da’mon Blackshear finalizou Cody Stamann com um mata leão aos 4min19s do R1
Peso médio (até 83,9 kg): Tresean Gore derrotou Antonio Trócoli por finalização (guilhotina) a 1min23s do R1
Peso galo (até 61,2 kg): Melissa Mullins derrotou Klaudia Sygula por nocaute técnico (socos) a 1min20s do R2