Max Holloway viveu uma das derrotas mais traumáticas de sua trajetória no UFC 308, ao ser nocauteado pela primeira vez na carreira por Ilia Topuria, em combate válido pelo título da divisão dos penas (até 65,7 kg.). Após a derrota, o ‘Abençoado’ passou a buscar um novo objetivo: o cinturão dos leves (até 70,3 kg.), afirmando ter a jornada de Alex Poatan como inspiração.
Durante uma live na Kick, Holloway falou sobre seus objetivos e citou objetivo de repetir os feitos de Poatan em sua própria carreira.
“Tudo o que sei é que vimos Alex Pereira ser nocauteado, certo? Na luta seguinte, ele lutou pela posição de desafiante número um, lutou pelo título e está em um reinado espetacular agora. Vamos imitar isso, vamos nessa. Eu me inspiro nisso. Ele é uma fera, uma fera!”, concluiu o lutador.
O trecho da carreira de Poatan citada por Max Holloway diz respeito à perda do cinturão dos médios (até 83,9 kg.) em abril de 2023. Na ocasião, o brasileiro foi nocauteado por Israel Adesanya no UFC 287. Posteriormente ele mudou de categoria e estreou nos meio-pesados (até 93 kg.) contra Jan Blachowicz. Com a vitória por decisão dividida, Poatan partiu para uma disputa de título contra Jiri Prochazka e venceu o segundo cinturão no maior evento de MMA do mundo.
Já Holloway foi campeão dos penas (até 65,7 kg.) entre 2017 e 2019, sendo derrotado por Alexander Volkanovski. Desde então, o havaiano foi superado em outros três confrontos pelo título da categoria. Como peso leve, ele perdeu para Dustin Poirier em combate pelo cinturão interino e nocauteou Justin Gaethje no UFC 300, se tornando o novo dono do cinturão BMF.