Em busca de nova chance pelo cinturão peso leve (até 70,3kg.), Michael Chandler mostrou estar levando a sério o compromisso contra Charles do Bronx no UFC 309, que acontece em 16 de novembro. Parado há cerca de dois anos, o norte-americano exibiu forma física assustadora em semana que antecede o desafio diante do ex-campeão.
Charles do Bronx e Michael Chandler voltam a se enfrentar cerca de três anos e meio após o primeiro encontro, que se deu no UFC 262, em maio de 2021, valendo o cinturão dos leves (até 70,3 kg), que se encontrava vago à época, após a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov. Na ocasião, o brasileiro nocauteou o norte-americano no início do segundo round e sagrou-se campeão da categoria.
Michael Chandler vive má fase desde a derrota para Charles do Bronx. O norte-americano venceu apenas uma das últimas quatro lutas e vivia a expectativa de enfrentar Conor McGregor em sua próxima aparição.
Após mais de um ano de espera, no entanto, Chandler não necessariamente desistiu de enfrentar o irlandês, mas optou por aceitar a revanche contra o brasileiro e retornar à atividade.
Charles manteve o título por cerca de um ano, até perdê-lo para a balança ao não bater o peso na polêmica pesagem para a luta contra Justin Gaethje no UFC 274, em maio de 2022.
Na sequência, o brasileiro acabou derrotado por Islam Makhachev, se recuperou com vitória sobre Beneil Dariush, mas vem de nova derrota, desta vez para Arman Tsarukyan, no UFC 300, em abril deste ano.