Árbitro da última edição do evento Dala Fighting Championship, realizado em Astana, no Cazaquistão, no último sábado (2), Bauarzhan Zhumanov colocou um lutador sob grave risco ao não cumprir a principal atribuição de seu ofício: preservar a integridade física dos atletas. Zhumanov não percebeu que o atleta indiano Abhilash Raut havia ‘apagado’ com uma finalização e precisou contar com a boa percepção do atleta da casa Zhuman Zhumabekov para evitar o que poderia ter sido uma tragédia.
A polêmica aconteceu ainda no primeiro round. Zhumabekov aplicou uma potente queda contra Raut, que tentou uma guilhotina. Por cima, o atleta cazaque conseguiu pegar o rival em um ‘Von Flue Choke’, posição na qual o ombro pressiona o pescoço do oponente, e rapidamente apagou o indiano, que permaneceu com os olhos abertos.
Sem perceber a perda de consciência de Raut, o árbitro Zhumanov pediu para que Zhumabekov permanecesse ativo no solo. Foi o próprio atleta cazaque quem percebeu e alertou ao juiz para que encerrasse a luta, evitando maiores problemas.
Poucos segundos após a interrupção, Abhilash Raut recuperou os sentidos, conseguiu se levantar sozinho e participou do anúncio do resultado oficial.