Um dos atletas mais temidos de todo o UFC, Shavkat Rakhmonov teria a chance de se tronar o campeão meio-médio (até 77 kg.) ao enfrentar Belal Muhammad na luta principal do UFC 310. No entanto, com a lesão do palestino, o cazaque tem como objetivo se manter no card, mas com um novo adversário em mente: Kamaru Usman.
“Acredito que há um oponente digno disponível. Estou pronto para salvar o card também, se for pelo o título interino. Acredito que Usman é um oponente digno que provavelmente também está pronto para entrar em ação e me enfrentar”, afirmou o lutador em entrevista ao repórter canadense Ariel Helwani.
Usman foi campeão do UFC por três anos, defendendo o cinturão meio-médio (até 77,1 kg.) em cinco oportunidade e vencendo 15 combates em sequência, a segunda maior marca da história da organização. À sua frente, apenas Anderson Silva, com 16.
Aos 37 anos de idade, Kamaru Usman vive uma sequência de três derrotas seguidas. O ‘Pesadelo Nigeriano’ perdeu o título da categoria em 2022, ao ser nocauteado por Leon Edwards. Desde então, ele sofreu mais um revés na revanche e em sua última apresentação foi superado por Khamzat Chimaev.
Já Shavkat Rakhmonov está em franca ascensão. Invicto em 18 lutas, o cazaque superou todos os adversários na via rápida. Em sua última apresentação, finalizou Stephen Thompson no segundo round com um mata-leão. A vitória o credenciou como o terceiro colocado no ranking da categoria.