As vitórias de Ilia Topuria dentro do octógono têm transformado sua carreira e a vida de diversas pessoas próximas ao lutador. Dessa forma, sua mãe, Inga Topuria publicou o livro ‘Mãe & Ilia’ recentemente, no qual conta a sua história vivendo em Abkhazia (região da Geórgia ocupada pela Rússia) e a de seus filhos, Ilia e Aleksandre, que também é lutador de MMA. Pelos relatos, é possível concluir que para os garotos, os combates começaram bem antes de se tornarem profissionais.
Segundo a biografia, era muito comum que os garotos se envolvessem em brigas de rua enquanto viviam os primeiros anos de suas infâncias/adolescências na Geórgia. De acordo com Inga, lutar era uma forma de impedir roubos por parte de outros meninos.
“Não era raro, era uma rotina diária. Sempre que eles estavam nas ruas, estavam brigando. Imagine: apareceriam vários meninos… eles chegavam e diziam que queriam seu chapéu ou seu cinto. Havia três maneiras – desistir, fugir e lutar. Ilia e Aleksandre sempre preferiram lutar e, no final das contas, sempre estavam com chapéu e cinto”, disse.
Para a mulher, a atitude ao participar desses conflitos ia além de apenas manter as respectivas propriedades. Era uma maneira de impor respeito perante a comunidade.
“Não era sobre as coisas. Tratava-se de garantir e defender seu lugar nas ruas… O caminho para seus maiores cinturões começou com a manutenção de seus próprios cintos comuns nas ruas de Rustavi”, concluiu.
Quando Ilia tinha 15 anos, a família se mudou para Alicante, na Espanha, de modo que eles se estabeleceram no local, conquistaram a cidadania espanhola e vivem lá desde então.
Invicto em 16 lutas profissionais, Ilia Topuria é o atual campeão peso pena (até 65,7 kg.) do UFC, além de ser um dos lutadores mais populares de todo o plantel. Com vitórias seguidas sobre Alexander Volkanovski e Max Holloway, o georgiano/espanhol vive um dos melhores inícios de reinado da história da organização.
Já Aleksandre, irmão mais velho do ‘El matador’, possui um cartel de cinco vitórias e apenas uma derrota, com todos os triunfos por nocaute no primeiro round. É esperado que ele faça sua estreia no UFC ainda em 2024.