Brandon Moreno teve uma das melhores performances da carreira no UFC Edmonton, realizado neste sábado (02), no Canadá. O ex-campeão dos moscas (até 56.7 kg.) dominou o iraquiano Amir Albazi na luta principal da atração na decisão unânime dos juízes. Em 25 minutos de altíssimo nível, o mexicano quebrou o recorde de número de golpes significativos conectados da história da categoria, superando Demetrious Johnson, um dos maiores nomes de todos os tempos.
Moreno desembarcou em solo canadense precisando da vitória. Após ser derrotado duas vezes seguidas para Alexandre Pantoja e Brandon Royval em combates muito equilibrados, o mexicano buscava voltar à coluna das vitórias contra Amir Albazi, que por sua vez, não conhecia o sabor do insucesso desde 2019.
No primeiro round Moreno rapidamente passou a dominar o centro do octógono, usando o jab para controlar a distância e rechançar as aproximações de Albazi, que por usa vez tentava contragolpear com golpes mais contundentes. No último minuto, o mexicano chegou a desequilibrar o adversário após acertar um direto com a mão direita.
Moreno voltou mais agressivo para o segundo assalto. Ainda nos primeiros momentos da etapa, o mexicano acertou parcialmente um chute alto, atordoando o iraquiano. Albazi chegou a conseguir uma queda, mas o ex-campeão rapidamente voltou em pé e se manteve caçando longas combinações de boxe, pontuando bastante com o jab contra um adversário visivelmente mais lento.
O mexicano adorou uma postura ainda mais agressiva no terceiro round, andando mais para frente e lançando golpes violentos, que abriram um ferimento na bochecha esquerda de Albazi. Apesar de ocasionalmente conectar bons direitos, o iraquiano visivelmente sentiu o olho direito após um preciso cruzado de esquerda, o que o manteve defensivo por todo o assalto.
O penúltimo assalto trouxe um ex-campeão mais comedido, exibindo uma movimentação de cabeça muito eficiente e pontuando com o uso do jab. Nos últimos cinco minutos de luta, moreno coroou uma das melhores atuações de sua carreira ao machucar o adversário com um cruzado de esquerda e chegar próximo de nocautear o oponente.
Ao final, Brandon Moreno foi declarado vencedor por decisão unânime, com dois juízes marcando 50-45 a seu favor, e o outro pontuando 49-46.
Já na luta co-principal do UFC Edmonton, os planos de Rose Namajunas de conquistar a terceira vitória seguida na divisão peso mosca (até 56,7 kg.) foram frustrados por Erin Blanchfield, que superou a ex-campeã peso palha (até 52,1 kg.) por decisão unânime dos juízes, mesmo depois perder os dois primeiros rounds.
A movimentação complexa e alta velocidade de Rose Namajunas confundiram Erin Blanchfield nos primeiros dez minutos de combate. Evitando as investidas da adversária mais jovem, a ex-campeã capitalizou com boas combinações de boxe os dois primeiros rounds, ao passo que a rival se tornava cada vez mais agressiva.
No entanto, o confronto teve uma mudança súbita a partir do terceiro assalto. Ao tentar uma queda de sacrifício, Rose foi controlada no chão pela oponente, o suficiente para trazer Blanchfield de volta à luta.
No penúltimo round, Rose optou por um estilo mais cadenciado, abusando de uma movimentação mais ampla, o que favoreceu Erin. A terceira colocada do ranking da categoria manteve a agressividade e conectou os melhores golpes. Já no quinto assalto, ela conseguiu a queda mais uma vez, dominando Namajunas e sacramentando a virada.
Ao final do combate, Erin Blanchfield foi declarada vencedora por decisão unânime, com todos os juízes marcando 48-47 a seu favor.
CARD PRINCIPAL
Peso mosca (até 56,7 kg): Brandon Moreno derrotou Amir Albazi por decisão unânime dos juízes (49-46, 50-45, 50-45)
Peso mosca (até 56,7 kg): Erin Blanchfield derrotou Rose Namajunas por decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 48-47)
Peso pesado (Até 120,2 kg): Derrick Lewis x Jhonata Diniz – luta cancelada
Peso meio-pesado (até 93 kg): Brendson Ribeiro derrotou Caio Machado decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso mosca (até 56,7 kg): Jasmine Jasudavicius derrotou Ariane da Silva por finalização aos 2min28s do R3 (triângulo de mão)
Peso médio (até 83,9 kg): Dustin Soltzfus derrotou Marc-Andre Barriault por nocaute aos 4min28s do R1 (soco)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Mike Malott derrotou Trevin Giles por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso galo (até 61,2 kg): Aiemann Zahabi derrotou Pedro Munhoz na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Charles Jourdain derrotou Victor Henry por finalização (guilhotina) a 3min43s do R2
Peso pena (até 65,7 kg): Youssef Zalal derrotou Jack Shore por finalização (katagatame) a 59s do R2
Peso pesado (até 120,2 kg): Alexandr Romanov derrotou Rodrigo Zé Colmeia na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2 kg): Serhiy Sidey derrotou Garrett Armfield na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Cody Gibson derrotou Chad Anheliger na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-26)
Peso mosca (até 56,7 kg): Jamey-Lyn Horth derrotou Ivana Petrovic na decisão dividida dos juízes (30-27, 28-29, 29-28)