Treinador critica estratégia de Topuria em possível luta contra Makhachev no UFC: ‘Seria loucura se…’

Javier Mendez, treinador de Islam Makhachev. Foto: Instagram / Javier Mendez

Javier Mendez, treinador de Islam Makhachev. Foto: Instagram / Javier Mendez

Após vencer Alexander Volkanovski e Max Holloway de forma devastadora, Ilia Topuria se firmou como um dos grandes nomes do peso pena (até 65,7 kg) do UFC. Em ótima fase, ‘El Matador’ demonstrou interesse em buscar o segundo cinturão no peso leve (até 70,3 kg). Mas, para isso, teria que vencer Islam Makhachev. E o treinador do russo comentou sobre as chances do hispano-georgiano.

Publicidade

Javier Mendez disse ao ‘Submission Radio’ que não seria sábio para Topuria tentar a sorte no chão com Islam e que a parte mais importante de uma luta é como se aborda a estratégia.

Veja Também

“Se ele consegue competir com o Islam no chão ou não? Eu diria que não. A única pessoa que realmente conseguiu algo significativo com ele foi o Khabib. Essa seria uma área em que seria tolice querer competir, assim como trocar boxe por boxe, não é uma jogada inteligente, sabe? Seria o mesmo que o Ilia decidir disputar submissões com o Islam, o que também não seria inteligente da parte dele. Então, tudo se resume à estratégia, à forma como você aborda a luta, como seu lutador se posiciona e quais erros você pode corrigir durante o combate. Quando a luta for casada, o que importa é o plano de jogo e a execução.”,  disse o treinador da ‘American Kickboxing Academy’.

Publicidade

Elogios aos boxe de Ilia Topuria

Apesar de reconhecer Topuria como um atleta completo, Mendez classificou o lutador como impressionante e seu boxe como sua principal arma.

“Quando ele derrubou o Max com facilidade no primeiro round, eu disse: ‘É assim que você luta MMA’. E ele tem um jogo de trocação muito forte. Acho que ele é provavelmente o melhor boxeador de toda a divisão. Ele é muito preciso e eficaz com o boxe, e você vê como usa isso extremamente bem. É um lutador completo, mas acredito que o boxe seja seu principal atributo. Ele é impressionante, muito impressionante.” concluiu o treinador.

Publicidade

O campeão dos leves e atual número um peso por peso, Islam Makhachev, conquistou seu cinturão ao finalizar Charles do Bronx no segundo round. Além disso, o russo defendeu seu título três vezes, ao vencer Volkanovski (duas vezes) e Dustin Poirier em sua luta mais recente.

Publicado por
Gabriel Reis