A escolha do ‘Lutador do Ano’ no UFC sempre gera grandes debates entre fãs e especialistas. E desta vez, a polêmica está ainda mais intensa após as declarações do ex-campeão meio-pesado (até 93kg.) Jamahal Hill. Em seu canal no YouTube, o norte-americano minimizou os feitos de Alex Poatan e elegeu Ilia Topuria como o grande destaque de 2024.
Hill justificou sua escolha exaltando as vitórias de Topuria sobre Max Holloway e Alexander Volkanovski, dois lutadores que, segundo ele, estão em um nível superior aos adversários enfrentados por Poatan neste ano.
“Ilia está se tornando um monstro. Ele nocauteou Max Holloway e Alexander Volkanovski. O que mais podemos falar sobre esse cara? Ele tem que ser o ‘Lutador do Ano'”, afirmou o ex-campeão.
Para fortalecer seu argumento, Jamahal relembrou que Poatan o enfrentou saindo de uma lesão e que seus últimos adversários, Jiri Prochazka e Khalil Rountree, não estão no mesmo patamar de Volkanovski e Holloway.
“Não tenho nada contra o Alex. Ele me venceu e também venceu dois ex-campeões. Mas ele me venceu saindo de uma lesão. Eu estava saindo de uma dispensa de um ano”, disse Hill.
Ilia Topuria, de 27 anos, soma um cartel de 16 vitórias e nenhuma derrota. Em sua carreira, ele já venceu nomes como Ryan Hall, Bryce Mitchell e, mais recentemente, Max Holloway e Alexander Volkanovski. O georgiano radicado na Espanha é considerado uma das estrelas do UFC na atualidade.