Publicidade

Maldição do cinturão BMF? Campeões colecionam derrotas após conquista de título simbólico do UFC

Cinturão BMF: de almejado título a alvo de maldição pelos supersticiosos / Foto: UFC.

Um show a parte, mas que pode carregar uma ‘maldição’. Após Max Holloway ter sido nocauteado pela primeira vez na carreira no último sábado (26), na luta principal do UFC 308, o cinturão ‘BMF’ entrou na mira dos supersticiosos de plantão. A queda do ‘Abençoado’ serviu para reforçar um fato curioso sobre o título simbólico do UFC: todos os seus campeões foram brutalmente derrotados em suas respectivas lutas seguintes à conquista do cinturão.

Publicidade

O cinturão BMF (Baddest Motherf*cker) foi criado em 2019 para premiar o lutador mais ‘durão’ do UFC. Desde então, três lutadores já se sagraram campeões ‘BMF’: Jorge Masvidal, Justin Gaethje e Max Holloway. Todos eles tombaram em seguida após ostentar o título.

Veja Também

Campeões BMF e suas lutas após o título:

UFC 244: Jorge Masvidal x Nate Diaz – Masvidal é o primeiro campeão BMF

Publicidade

UFC 261: Kamaru Usman x Jorge Masvidal – Masvidal é derrotado na luta seguinte ao título BMF

UFC 291: Justin Gaethje x Dustin Poirier – Gaethje se torna campeão BMF

Publicidade

UFC 300: Max Holloway x Justin Gaethje – Holloway conquista o título BMF de Gaethje

UFC 308 Ilia TopuriaMax Holloway – Holloway perde por nocaute inédito diante de Topuria

Publicidade

Jorge Masvidal

J. Masvidal foi o primeiro campeão BMF, em 2019. Foto: Reprodução/Facebook UFC

Após conquistar o cinturão inaugural sobre Nate Diaz, Masvidal foi nocauteado por Kamaru Usman no UFC 261. Desde então, o ex-campeão entrou numa ‘ziquizira’ e não encontrou mais o caminho da vitória, sofrendo quatro derrotas no octógono do UFC e uma no boxe, em revanche contra Nate Diaz, em julho deste ano.

Justin Gaethje

Max Holloway golpeia Justin Gaethje em disputa pelo cinturão BMF. Foto: Reprodução/Instagram

Com a aposentadoria de Masvidal, o cinturão BMF ficou sem dono. Estrelas do peso leve (até 70,3kg.), Justin Gaethje e Dustin Poirier disputaram o título, que ficou com o primeiro.

No entanto, em sua primeira luta como detentor do cinturão BMF no UFC 300, em abril deste ano, Gaethje foi nocauteado por Max Holloway, que se tornou o novo campeão ‘durão’ da organização.

Max Holloway

Diante de Topuria, Holloway sofreu o primeiro nocaute da carreira – Foto Reprodução Instagram UFC Europe

Nem o Abençoado ficou livre da maldição. Considerado o melhor striker do UFC, Max Holloway, que nunca tinha sido nocauteado, entrou no octógono na luta principal do UFC 308 em busca do cinturão peso pena (até 65,7kg.) de Ilia Topuria.

No entanto, o lutador havaiano foi nocauteado pelo campeão no terceiro round, se transformando na terceira ‘vítima’ do cinturão BMF. Para a sorte de Holloway, o título simbólico do UFC não estava em jogo… ou seria azar?

Publicado por
Tiago Campos