Na luta principal do UFC 308, realizado em Abu Dhabi, Ilia Topuria defendeu o título dos pesos penas (até 65,7 kg) e se tornou o primeiro lutador a nocautear Max Holloway. Esse feito impressionou Sean O’Malley, que rasgou elogios ao nível técnico do ‘El Matador’ e comparou seu poder ao do campeão dos meio pesados (até 93 kg) do UFC.
O ex-campeão dos pesos galo (até 61,2 kg) do UFC gravou sua reação enquanto assistia ao nocaute de Topuria sobre Holloway no último sábado (26). No vídeo, disponível em seu canal no YouTube, O’Malley se surpreendeu com a técnica e o poder de fogo do campeão e chegou a comparar com Alex ‘Poatan’, além de sugerir uma luta contra o número um peso por peso, Islam Makhachev.
“Ilia acabou de machucar Max feio, acertou um bombardeio. Max ainda está atordoado. Oh! Gancho de esquerda! Ilia finaliza Max Holloway com um gancho de esquerda no terceiro round. Santo céu, Ilia é o cara. Quem na categoria dos penas quer lutar com Ilia agora? Ilia é tão perigoso durante toda a luta. Ele é como um pequeno Alex Pereira. Você não pode me dizer que Islam contra Ilia não é uma luta que você gostaria de ver.” disse o ex-campeão peso galo.
Embora lutem em categorias diferentes, a trajetória de Ilia Topuria e Alex ‘Poatan’ tem a semelhança de, raramente, deixar a luta nas mãos dos juízes. O brasileiro estreou na organização em 2021 e, desde então, realizou dez lutas, conquistando nove vitórias, incluindo oito por nocaute, e apenas um revés. Ele também conquistou o título em duas categorias diferentes.
Por sua vez, o espanhol fez sua primeira luta no Ultimate em 2020 e atualmente conta com oito triunfos em oito lutas, tendo conquistado o cinturão dos penas. O currículo de Topuria inclui cinco nocautes e duas finalizações.