Alexander Volkanovski, que reinou como o detentor do cinturão dos penas (até 65,9 kg) entre o fim de 2019 e o início de 2024, assistiu da primeira fila seu algoz dando um show ao nocautear seu ex-rival em uma disputa pelo título que foi seu por muito tempo. E, embora o australiano esteja fora do octógono desde fevereiro e tenha enfrentado duas derrotas seguidas, Dana White deu a entender que ele pode ser o próximo a desafiar Ilia Topuria.
Na coletiva de imprensa após o UFC 308, realizado em Abu Dhabi, o presidente do UFC destacou o ex-campeão como um “homem da empresa”, disposto a ajudar a organização em momentos difíceis, o que o favoreceu na decisão do Ultimate em colocá-lo como prioridade na fila de desafiantes.
“Nós não vamos dizer não para o Volkanovski. Quando as coisas não saem como o esperado e você precisa ligar para alguém, Volkanovski sempre foi esse alguém. Ele realmente foi. Para ele pedir essa luta, acho que ninguém nesta sala diria: ‘Ah, isso é ridículo’ ou ‘absurdo’. Quem não gostaria de ver essa luta de novo?” disse Dana White.
Alexander Volkanovski conquistou o título peso pena em dezembro de 2019 ao vencer Max Holloway por decisão unânime. Desde então, o australiano defendeu seu título cinco vezes, derrotando Brian Ortega, Chan Sung Jung, Yair Rodriguez e Holloway em duas ocasiões. No entanto, o “grande” perdeu sua coroa na divisão após ser nocauteado por Ilia Topuria em fevereiro deste ano.