Em um dos combates mais aguardados do ano, Khamzat Chimaev dominou o ex-campeão Robert Whittaker e o finalizou com um mata-leão fulminante no primeiro round. A luta, realizada no UFC 308 deste sábado (26), em Abu Dhabi, foi a segunda mais importante do evento.
A luta foi um show de força de Chimaev desde o início. Com uma pressão intensa, o sueco rapidamente levou Whittaker para o chão. O ex-campeão tentou resistir, mas a superioridade de Chimaev na luta agarrada foi evidente. Com um controle absoluto da posição, o checheno encaixou um mata-leão perfeito, forçando Whittaker a bater.
A violência da finalização foi tamanha que, após a luta, o comentarista Daniel Cormier revelou que Whittaker havia quebrado a mandíbula durante o combate.
Com a vitória, Chimaev se consolida como um dos principais nomes do UFC e se aproxima de uma disputa pelo cinturão dos meio-médios.
Por outro lado, Whittaker sofre sua segunda derrota por finalização na carreira e vê suas chances de reconquistar o título se distanciarem. O australiano, que já foi considerado um dos melhores lutadores da categoria, terá que se reinventar para voltar a competir no topo.
Após a vitória, Chimaev desafiou o campeão Dricus du Plessis, mas o presidente do UFC, Dana White, já havia sinalizado que o sueco poderia ter que esperar Sean Strickland ter sua revanche diante do sul-africano. Com a performance dominante contra Whittaker, contudo, Khamzat aumentou suas chances de ‘furar a fila’ e lutar pelo cinturão.