Nas últimas semanas, o presidente do UFC, Dana White, não tem se mostrado satisfeito com o sistema de ranqueamento da organização. Sua irritação atingiu o auge após a derrota de Khalil Rountree para Alex Poatan no UFC 307, em uma luta em que Khalil teve uma boa apresentação, mas não avançou nas classificações. Dana colocou a resolução dos rankings como prioridade e, para dar um fim ao problema, fez contato com um amigo poderoso.
Interessado em implementar a inteligência artificial nos rankings do UFC, o presidente da organização contou à TNT Sports que ele e sua equipe chegaram ao ponto de contatar o fundador do ‘Facebook’ e ‘CEO’ da ‘Meta’, Mark Zuckerberg, em busca de conselhos. White acredita que, no próximo ano, o problema com os rankings estará resolvido.
“Nós literalmente tivemos reuniões esta semana para trabalhar nisso. Na verdade, eu conversei com Mark Zuckerberg também sobre IA. Então, eu vou realmente consertar as classificações. Vamos fazer muitos movimentos fortes aqui para 2025”, disse Dana.
O atual método de classificação dos rankings do Ultimate é feito com base na opinião de jornalistas especializados. Dana White vê a participação humana no processo como um empecilho para uma avaliação justa e isenta dos atletas da entidade, uma vez que o dirigente entende que é impossível para um indivíduo se manter imparcial na hora de julgar.
A busca de Dana White por Mark Zuckerberg se justifica pela estreita relação entre o bilionário e o UFC. Praticante de jiu-jitsu e entusiasta dos esportes de combate, Zuckerberg já treinou com ex-campeões da organização e já serviu como corner de Alexander Volkanovski. Além disso, Mark alugou o Apex para assistir ao UFC Vegas 61 com convidados especiais. O fundador do Facebook também teve seu nome especulado em uma possível luta contra Elon Musk, rival no mundo da tecnologia, que chegou a desafiar Zuckerberg. Embora o bilionário tenha aceitado o confronto, o embate entre eles nunca saiu do papel.