O mundo do boxe brasileiro está de luto. A morte de José Adilson Rodrigues dos Santos, o lendário Maguila, aos 66 anos, causou comoção entre os amantes do esporte. Entre as diversas homenagens, uma em especial chamou a atenção: a do ex-campeão mundial Acelino Popó.
Em suas redes sociais, Popó expressou sua profunda tristeza pela perda do amigo e ídolo e utilizou o pesar para o amigo.
“Descanse em paz, meu eterno campeão”, escreveu Acelino Popó.
A mensagem foi acompanhada de um vídeo antigo em que ambos protagonizavam um comercial. A amizade entre Popó e Maguila era conhecida no meio esportivo.
Um dos maiores boxeadores da história do Brasil, Maguila faleceu na última quinta-feira (24), em São Paulo. O ex-campeão mundial lutava há anos contra a encefalopatia traumática crônica, sequela comum em pugilistas. A informação foi divulgada pelo ‘Balanço Geral’, da TV Record, e confirmada pela esposa, Irani Pinheiro.
Nos últimos anos, o ex-lutador enfrentou uma batalha silenciosa contra a encefalopatia traumática crônica. A doença, que afeta o sistema nervoso central, causou um declínio progressivo nas suas funções cognitivas e motoras. Também conhecida como demência pugilista, é causada por repetidos traumas cranianos, como os sofridos durante a intensa carreira nos treinos e ringues.