Um dos maiores boxeadores da história do Brasil, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), em São Paulo. O ex-campeão mundial, que encantou gerações com sua força, carisma e golpes fulminantes, lutava há anos contra a encefalopatia traumática crônica, sequela comum em pugilistas. A informação foi divulgada pelo ‘Balanço Geral’, da TV Record, e confirmada pela esposa, Irani Pinheiro.
Nos últimos anos, Maguila enfrentou uma batalha silenciosa contra a encefalopatia traumática crônica. A doença, que afeta o sistema nervoso central, causou um declínio progressivo nas suas funções cognitivas e motoras. Também conhecida como demência pugilística, é causada por repetidos traumas cranianos, como os sofridos durante a intensa carreira nos treinos e ringues.
Veja Também
O brasileiro, no entanto, sempre carregou consigo a simplicidade e o humor que o tornaram querido pelo público. Suas entrevistas, repletas de frases marcantes e espontaneidade, entraram para a história do esporte.
Maguila é lenda do boxe brasileiro
Nascido em Aracaju, em 11 de julho de 1958, Maguila iniciou sua trajetória no boxe ainda jovem e logo se destacou pela sua potência nos golpes e pela sua personalidade marcante. Ao longo de 17 anos como profissional, o gigante alagoano disputou 86 lutas, com 81 vitórias e 68 nocautes.
Seus confrontos com lendas do boxe mundial, como Evander Holyfield e George Foreman, marcaram época e elevaram ainda mais o status de Maguila no cenário internacional.
Você precisa fazer login para comentar.