No próximo sábado (26), o ex-campeão peso leve (até 70,3 kg), Rafael dos Anjos, comemora seu aniversário de 40 anos enquanto entra no octógono para sua 36ª luta dentro do UFC. O carioca enfrenta Geoff Neal pela categoria dos meio-médios (até 77 kg) no UFC 308, em Abu Dhabi.
Com 20 anos de carreira e com 8 horas, 41 minutos e 49 segundos dentro do octógono, o lutador é dono do recorde de ‘Maior Tempo Total de Luta’ no UFC. Para entrar no clima, o SUPER LUTAS preparou um especial sobre os momentos marcantes do veterano no Ultimate.
Dos Anjos estreou no UFC em novembro de 2008, na edição número 91 da organização. Na ocasião, o brasileiro amargou uma derrota por nocaute para Jeremy Stephens. Na sequência, Rafael enfrentou Tyson Griffin e perdeu por decisão unânime em uma luta disputada que levou o bônus ‘Luta da Noite’.
A primeira vitória do brasileiro aconteceu em sua terceira luta, quando venceu por decisão unânime o norte-americano Rob Emerson no UFC 103.
O auge de Rafael dos Anjos teve início em 2012, quando ele emplacou uma sequência de cinco vitórias consecutivas. Essa série de triunfos foi interrompida apenas por Khabib Nurmagomedov, que o venceu por decisão dos juízes.
Após a derrota para o russo, dos Anjos voltou a enfileirar vitórias, e após nocautear Jason High e Benson Henderson, além de atropelar Nate Diaz o carioca teve a oportunidade de disputar o cinturão contra Anthony Pettis, onde Rafael se tornou campeão do UFC ao dominar ‘Showtime’ por cinco rounds.
Às vésperas de completar 40 anos, Rafael dos Anjos acumula 32 vitórias e 16 derrotas em sua carreira, além da reputação de não escolher adversários.
Ao longo de sua trajetória no MMA, o brasileiro enfrentou grandes nomes do esporte, incluindo Donald Cerrone (duas vezes), Khabib Nurmagomedov, Benson Henderson, Nate Diaz, Anthony Pettis, Eddie Alvarez, Tony Ferguson, Robbie Lawler, Colby Covington, Kamaru Usman e Leon Edwards.