Publicidade

Cris Cyborg ou Amanda Nunes? Feito histórico reacende debate sobre a maior lutadora de todos os tempos

Cyborg (esq.) e Amanda (dir.) fizeram superluta de campeãs em dezembro de 2018. Foto: Montagem SL MMA Press

Ao vencer Larissa Pacheco na luta co-principal da ‘Batalha de Gigantes’ da PFL do último sábado (19), a veterana Cris Cyborg conquistou o feito inédito de ser campeã nas cinco maiores organizações do mundo. O feito reacendeu a discussão sobre quem é a maior lutadora do MMA feminino de todos os tempos.

Publicidade

Embora o feito da curitibana seja um marco histórico e dificilmente será replicado, fãs e especialistas hesitam em cravar Cyborg como a ‘GOAT’ do esporte.

Veja Também

Sua maior concorrente, Amanda Nunes, foi uma campeã dominante no UFC, ao vencer 11 disputas por cinturão e conquistar um segundo título no Ultimate, também um feito inédito no MMA feminino. Além de disso, a ‘Leoa’, como é conhecida, superou Cris no confronto direto entre as duas.

Publicidade

Histórico de Amanda Nunes

aos 36 anos, Amanda tem 23 vitórias e cinco derrotas na carreira. A baiana estreou no UFC em 2013 e conquistou o cinturão peso galo (até 61,2 kg) em julho de 2016. O segundo cinturão da lutadora, dessa vez no peso pena (até 65,7 kg), veio justamente numa vitória contra Cris Cyborg por nocaute técnico em 2018.

A ‘Leoa’ defendeu seus cinturões em oito ocasiões e só foi derrotada, valendo título, por Julianna Peña, numa derrota que foi vingada na luta seguinte. Além das vitórias sobre Cyborg e Peña, Amanda venceu nomes como Felicia Spencer, Germaine de Randamie (duas vezes), Holly Holm, Irene Aldana, Megan Anderson, Miesha Tate, Raquel Pennington, Ronda Rousey, Sara McMann e Valentina Shevchenko (duas vezes).

Publicidade

Histórico de Cris Cyborg

Com 39 anos, a curitibana conquistou 28 vitórias e sofreu apenas duas derrotas, além de ter uma luta sem resultado no currículo. Cris Cyborg foi campeã no UFC, Bellator, PFL, Strikeforce e Invicta, defendendo seus títulos em 12 oportunidades. Com 19 anos de carreira, a brasileira derrotou nomes como Gina Carano, Marloes Coenen (duas vezes), Daria Ibragimova, Lina Länsberg, Tonya Evinger, Holly Holm, Yana Santos, Felicia Spencer, Julia Budd, Cat Zingano e Larissa Pacheco.

Atualmente, Amanda Nunes está aposentada, mas há chances de a lutadora voltar a competir, já que sua antiga rival, Julianna Peña, a desafiou para uma trilogia. Já Cris Cyborg ainda está na ativa, mas sinalizou que pode pendurar as luvas no próximo ano, quando completará 20 anos de carreira.

Publicidade
Publicado por
Gabriel Reis
Leia mais sobre: Amanda NunesCris Cyborg