Aposentado do MMA desde meados do ano passado, justamente após se envolver em um episódio relacionado a doping, o norte-americano Chael Sonnen tem um conselho para Anderson Silva: abrir o jogo. Comentando o resultado positivo do brasileiro, seu antigo rival, para esteroides anabolizantes, revelado na noite desta terça-feira (03), Sonnen recomendou ao Spider que seja honesto sobre o que realmente aconteceu.
“Se ele fez isso, eu encorajaria ele e qualquer um, assim como eu, a sair e dizer que fez isso. A porta ainda está aberta para ele sair e nos contar o que aconteceu. Diga: ‘Ouçam, isso ainda estava no meu sistema e fui pego. Me desculpem’.” – disse Chael, durante entrevista ao canal de TV canadense “TSN”.
Sonnen ainda comentou sobre a única declaração do brasileiro até o momento, na qual ele disse que vai provar sua inocência e que acreditar ter sido alvo de um erro do laboratório de análise. Segundo o norte-americano, será difícil responsabilizar o laboratório e reverter o resultado, o que pode fazer com que todos os esforços sejam em vão. “Ele também pode ter na mente dele que não fez isso. Vamos deixá-lo trabalhar nisso. Eu não estava lá. Posso dizer que o laboratório envolvido nisso responde a uma pessoa, que é o senador John McCain (ex-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano). Este é um laboratório fundado pelo governo dos Estados Unidos. Se alguém disser que este laboratório estava errado, eles vão se defender vigorosamente. Não vale a pena a luta”, analisou.
O falastrão ainda levantou a hipótese do brasileiro ter usado as substâncias como parte do seu tratamento após a fratura na perna. Sonnen, porém, apesar de entender tal situação, acredita que Anderson jamais poderia ter voltado ao octógono nestas circunstâncias. “Anderson Silva estava no ringue e sofreu uma fratura exposta. (…) Ele tem uma obrigação consigo mesmo de melhorar, não importa o que precise fazer. Use a ciência. Eu não ligo se foi do mercado livre ou do mercado negro, ele precisou curar a perna dele. Tudo bem. Se ele quer voltar e competir, o que ele decidiu fazer, ele tem que operar dentro das regras. Por agora, parece que ele testou positivo para substâncias proibidas. Se ele precisava de ajuda para a perna dele, bom para ele, só que isso não significa que ele pode voltar ao esporte. Se ele retornou para o esporte e não revelou isso, ele vai ter sofrer as consequências e terá que lidar com isso”, concluiu.
Rivais de longa data, Anderson Silva e Chael Sonnen “selaram a paz” entre eles no último fim de semana, após a vitória do brasileiro sobre Nick Diaz no UFC 183. Ainda no MGM Grand Garden, em Las Vegas (EUA), onde aconteceu a luta, Sonnen recebeu Anderson durante o programa “Sportscenter”, do canal norte-americano “ESPN”, do qual participa. Antes de entrar ao vivo na atração, Anderson abração o antigo desafeto e eles trocaram palavras de carinho e respeito durante a entrevista.