O mundo dos esportes, especialmente o MMA, foi pego de surpresa no fim da noite desta terça-feira (03) com a notícia de que o ex-campeão do UFC Anderson Silva havia sido flagrado em um exame antidoping surpresa pelo uso de esteroides anabolizantes. O Spider ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido desde que a informação veio a público, mas conversou com seu médico particular, Dr. Márcio Tannure, que relatou a situação atual do lutador, que alega inocência e agora aguarda o resultado da contraprova.
“Ele (Anderson) disse que está bem chateado e desapontado, por que ele alega não ter realizado o uso. Então ele acredita que só pode ter acontecido uma contaminação ou erro do laboratório. Ele até disse: ‘Tenho um histórico exemplar na minha carreira e não iria querer sujar a minha imagem”, disse o médico, em entrevista à rádio “Bandnews”.
Tannure também descartou, a priori, que o resultado tenha alguma relação com algum remédio que o Spider pudesse ter tomado visando a recuperação da fratura sofrida na perna esquerda. “Ele poderia ter tomado neste processo de recuperação, seria até uma das indicações médicas para ajudar na recuperação e ganho de massa, mas ele me disse que não fez uso em momento nenhum. E se nesse processo de recuperação ele tivesse tomado também, não apareceria, pois isso fica em torno de seis a oito semanas no organismo. Então, já teria tempo suficiente pra não estar mais no organismo. Então, eu não acredito que isso tenha acontecido”, analisou.
Por fim, o médico classificou qualquer veredito sobre o caso como prematuro, haja vista que o processo ainda não foi encerrado junto a Comissão Atlética. “Eu acho que é cedo pra fazer qualquer julgamento, porque ele tem direito a uma contraprova e depois disso ainda foram realizados dois exames que não saíram os resultados. E a própria Comissão Atlética de Nevada ainda não se pronunciou. E aqui a imprensa esta se pronunciando e crucificando o atleta sem antes ter o resultado final. Eu acho que pra gente fazer uma analise final, e até pra Comissão tomar sua decisão, por isso mesmo eles não se pronunciaram, se seria uma suspensão ou que medida seria tomada, você tem que esperar o restantes desses exames”, afirmou.
Ainda não há data para que o resultado da contraprova do exame de Anderson Silva seja revelada. O julgamento do ex-campeão e de Nick Diaz, que também foi pego no antidoping, mas por uso de maconha, foi marcado para uma audiência no próximo dia 17 de fevereiro.