A transmissão da luta que marcou o retorno de Anderson Silva ao UFC, na madrugada do último domingo (1º), rendeu uma audiência expressiva à Rede Globo. O combate do brasileiro, ex-campeão mundial dos médios, contra Nick Diaz, registrou a impressionante marca de 16 pontos de média de audiência.
Cada ponto de audiência representa 67 mil domicílios na Grande São Paulo. E a estatística ganha ainda mais valor se considerados dois aspectos da transmissão: por questões contratuais, a luta não foi veiculada ao vivo, mas sim com 30 minutos de atraso; e o horário, já que o início do combate na TV foi aproximadamente às 3h30.
Além disso, a luta entre “Spider” e Diaz teve share de 67% – ou seja, de 100 televisores ligados, 67 estavam ligados na luta. Os números são mais expressivos, por exemplo, que o último capítulo da novela das 21h “Em Família”, que, em julho de 2014, registrou 15.5 pontos de audiência e 54% de share.
Os números também estão entre os maiores das demais transmissões do UFC já realizadas pela Globo. O líder em 2014 foi o UFC Rio 5, encabeçado pela luta José Aldo x Chad Mendes, que, transmitida ao vivo, marcou 12 pontos. O recorde absoluto, no entanto, segue inalterado: a luta entre o próprio Anderson e Chael Sonnen, em julho de 2012, que, também com 30 minutos de atraso, registrou 20 pontos. A primeira transmissão do UFC na Globo, com Júnior Cigano x Cain Velasquez, em 2011, também ficou acima, com 17 pontos.
A luta entre Anderson Silva e Nick Diaz, a primeira do brasileiro desde sua grave fratura na perna, em dezembro de 2013, foi a atração principal do UFC 183, em Las Vegas (EUA). O brasileiro ficou com a vitória após cinco rounds de disputa, na decisão unânime dos juízes.
[vox id=”29106″]