É bom preparar o coração. A PFL: Batalha de Gigantes que acontece neste sábado (19) em Riade, na Arábia Saudita, está repleta de atrações. Três defesas de cinturão, retorno de Francis Ngannou ao MMA após quase três anos, Renan Problema medindo forças contra o franco-camaronês, Cris Cyborg ‘zerando o jogo’… não dá pra perder!
O SUPER LUTAS fez uma lista com cinco motivos (e precisa?) pra ninguém desgrudar os olhos da PFL: Batalha de Gigantes. Confira!
1- Volta gigante de Ngannou ao MMA
Insatisfeito com as negociações para renovar seu contrato com a organização, Francis Ngannou deixou o UFC como campeão dos pesados (até 120,2 kg.) em janeiro de 2022, logo após sua última defesa de título. O franco-camaronês iniciou sua transição para o boxe, onde sonhava em enfrentar grandes nomes da nobre arte.
Em outubro de 2023, o franco-camaronês quase protagonizou uma das maiores zebras da história do esporte ao enfrentar o invicto campeão dos pesos pesados Tyson Fury. Em uma luta acirrada e equilibrada, Francis mostrou um grande coração e resistência, derrubou o rival, mas acabou sendo superado pelo britânico nos pontos. A performance do ex-campeão do UFC impressionou a todos e deixou claro que ele tinha talento para se destacar também no boxe.
Veja Também
No entanto, a trajetória na nobre arte não foi livre de obstáculos. Cinco meses depois, o ex-UFC foi nocauteado de forma brutal por Anthony Joshua em uma exibição de boxe. A derrota abalou a confiança do lutador, mas não o fez desistir de seus objetivos.
Agora, quase três anos depois, Ngannou volta em grande estilo contra Renan Problema em busca do cinturão especial da PFL. Há muita expectativa em torno desse confronto, já que o franco-camaronês hora se diz ‘zebra’, hora se diz melhor peso pesado do mundo.
Luta que merece ser vista com o coração acelerado… ainda mais contra um brasileiro que pode ser, realmente, um ‘Problema’!
2 – ‘Problema’ para Ngannou
Renan Ferreira, mais conhecido como ‘Problema’, é o atual dono do cinturão peso pesado da PFL. Um dos principais nomes brasileiros da categoria, o lutador de 34 anos iniciou sua trajetória no esporte em 2013, mas só atingiu relevância em 2021, quando ganhou a chance de atuar na organização vencendo o torneio da temporada de 2023.
Nascido em Porangatu, Goiás, ‘Problema’ treinou atletismo, salto em distância e salto em altura antes de seguir carreira nas artes marciais. Sua jornada na luta começou aos 19 anos, quando começou a treinar Jiu-Jitsu em um projeto social para jovens de baixa renda e, em menos de um ano de treino, estreou no MMA. Atualmente, ele possui um cartel composto por 13 vitórias, três derrotas e três lutas sem resultado. Seus principais triunfos foram sobre Denis Goltsov e Ryan Bader.
Renan está confiante para sua luta diante de Ngannou. Em uma de suas entrevistas nessa semana, o brasileiro disse estar em uma ‘posição confortável’ e que uma vitória sobre o franco-camaronês o coloca como ‘maior peso pesado do mundo’, até a frente de Tom Aspinal e Jon Jones.
3 – Maior luta da história da PFL
Batalha de Gigantes… não tinha melhor nome para o embate! Francis Ngannou é, de longe, o maior nome que já pisou na organização. Rompeu com o UFC quando ainda era campeão dos pesados e logo assinou com a PFL. Já Renan Problema é o campeão da temporada. É grande, forte, sabe aterrorizar e nocautear os adversários. Uma vitória do brasileiro em cima do franco-camaronês pode chocar o mundo.
Outro fator foi o investimento feito para que o evento acontecesse em Riade, na Arábia Saudita. A PFL investiu tanto na Batalha de Gigantes que o próprio presidente da organização, em entrevista ao MMA Junkie, afirmou que a considera o maior evento de MMA de 2024.
4 – Cris Cyborg x Larissa Pacheco
Mais um embate entre gigantes! A luta co-principal deste sábado traz as brasileiras Cris Cyborg e Larissa Pacheco. O confronto vale o cinturão ‘Superfight’ peso pena (até 65,7 kg.) da organização e traz as duas melhores atletas fora do UFC.
Para Larissa Pacheco, bicampeã da PFL, o combate tem o potencial de transformá-la numa estrela. Já para Cyborg, a vitória representa a conclusão de um legado extraordinário, construído de forma independente e com poucas ligações ao maior evento de MMA do mundo.
Aos 30 anos, Larissa vive o melhor momento da carreira. Em 2022 e 2023 ela venceu os torneios dos pesos leve (até 70,3 kg.) e pena (até 65,7 kg.), respectivamente. Com as vitórias, faturou mais de US$ 2 milhões (R$ 11 milhões na cotação atual).
Já Cyborg, com 39 anos e atual campeã peso pena do Bellator, se aproxima da parte final da carreira, iniciada em 2005. Apesar disso, a curitibana é vista como o desafio mais difícil da vida de Larissa.
Embora seja mais nova que a adversária, uma vitória sobre Cris Cyborg seria o maior feito de Larissa Pacheco. Em quase 20 anos como profissional, apenas duas lutadoras conseguiram vencer a curitibana. Uma delas é Amanda Nunes, vista por muitos como a melhor da história do esporte.
5 – Disputa de cinturão entre Johnny Eblen e Fabian Edwards
Mais uma disputa de cinturão, agora com clima de revanche na categoria dos médios (até 83,9kg.). Fabian Edwards tem uma segunda chance contra o campeão do Bellator, Johnny Eblen. ‘O Assassino’ quer vingança pela derrota em setembro no Bellator 299. Eblen quebrou uma sequência de três vitórias consecutivas de Edwards, que imediatamente retornou à coluna de vitórias em sua luta seguinte contra Aaron Jeffery, vencendo por decisão unânime.
“Algumas pessoas dizem que é muito cedo e tudo mais, mas para mim, parece certo. Eu apenas vejo isso como uma luta, não significa que é assim que todas as lutas vão acontecer. Eu vejo isso como uma nova luta, mas eu já o senti antes”, disse Edwards em entrevista ao MMA Junkie.
Antes da revanche, Edwards estudou a primeira luta e disse que assistiu à sequência de finalização ‘milhares de vezes, o que lhe ensinou uma lição importante.
“É isso que esse jogo de luta é, são os pequenos detalhes que fazem a diferença. Eu olho para a última luta, foi um pequeno erro que fez a diferença, e eu me certifiquei de corrigi-los”, complementou Edwards.
Já Johnny Eblen parece tranquilo e confiante, declarando essa semana que ele e Sean Strickland são os melhores pesos médios do mundo.
Confira o encontro de lutas da PFL: Encontro de Gigantes
Data: 19 de outubro de 2024
Horário: A partir das 14h30 (horário de Brasília)
Local: The Mayadeen, Riade, Arábia Saudita
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real; Canal Combate (todo o card) pela TV e CombatePlay (todo o card) pela internet
CARD PRINCIPAL
Peso pesado (até 120,2 kg): Francis Ngannou x Renan Problema – luta por cinturão
Peso pena (até 65,7 kg): Cris Cyborg x Larissa Pacheco – luta por cinturão
Peso médio (até 83,9 kg): Johnny Eblen x Fabian Edwards – luta por cinturão
Peso pena (até 65,7 kg): Husein Kadimagomaev x Zafar Mohsen
Peso leve (até 70,3 kg): A.J. McKee x Paul Hughes
CARD PRELIMINAR
Peso galo (até 61,2 kg): Raufeon Stots x Marcos Breno
Peso leve (até 70,3 kg): Dedrek Sanders x Makkasharip Zaynukov
Peso pena (até 65,7 kg): Ibragim Ibragimov x Nacho Campos
Peso pena (até 65,7 kg): Tariq Ismail x Taha Bendaoud
Você precisa fazer login para comentar.