A luta principal do UFC 308 entre Ilia Topuria e Max Holloway colocará frente a frente o campeão invicto e o ex-campeão dos penas (até 65,7 kg), que busca retomar o cinturão. O confronto tem mexido com as emoções dos fãs de MMA e, até mesmo, Conor McGregor entrou na discussão ao trocar provocações com o georgiano e, agora, defender Holloway após novos ataques nas semanas que antecedem a luta.
Recentemente Ilia Topuria provocou Holloway, dizendo que, por perder para McGregor, o havaiano deveria abandonar a ideia de ser campeão do UFC. Embora, de fato, Conor tenha vencido Holloway em 2013 por decisão unânime, Max iniciou em seguida uma sequência de 13 vitórias consecutivas, incluindo triunfos sobre Charles ‘do Bronx’, Anthony Pettis, José Aldo (duas vezes) e Brian Ortega. Essa sequência culminou na conquista do cinturão do UFC e em defesas bem-sucedidas do título.
Mesmo sendo o alvo dos ataques de Topuria, o “Abençoado” nem precisou responder às provocações, porque o próprio McGregor saiu em sua defesa na rede social X (antigo Twitter).
“Não é uma ideia ruim, hahaha, mas Holloway deu a volta por cima e mereceu tudo isso. Bicampeão dos penas. Tentou ser campeão duplo. É o atual campeão do BMF. Não, ele é o verdadeiro. Sempre foi e sempre será. Holloway é isso: sempre foi, sempre será. 1000%. Ele ficou muito melhor depois de perder para mim. Na verdade, ele se tornou um dos maiores de todos os tempos após aquela derrota. Isso vai ser uma luta espetacular, pessoal! Ele até pegou alguns movimentos meus. Ele se tornou ambidestro depois de lutar comigo. Agora ele luta igualmente bem em ambas as posturas”, escreveu Conor em publicação que logo depois foi apagada.
Em entrevista ao ‘The Ariel Helwani’ Show no último dia 15, Ilia Topuria fez comentários provocativos sobre o histórico de Max Holloway na divisão dos penas, ao afirmar que, por ter perdido para Conor McGregor, Max deveria abandonar qualquer aspiração ao título do UFC.
“Ele foi derrotado pelo Conor McGregor. Quando você é vencido pelo Conor McGregor, cale a p*** da boca e esqueça isso, f***-se. Quando o Conor te vence, você deveria esquecer o título”, disse o georgiano.
Topuria e Holloway se enfrentarão no próximo fim de semana na atração principal do UFC 308, marcado para o dia 26 de outubro em Abu Dhabi. O georgiano tem sete vitórias em sete lutas no UFC, sendo quatro por nocaute e uma por finalização. Já Holloway fará sua trigésima luta na organização e tem 22 triunfos, sendo 13 pela via rápida.