O UFC intensificou a vigilância sobre seus atletas em 2024. Uma nova atualização na base de dados de testes antidoping na ‘Drug Free Sport Internacional’ revelou que 720 lutadores foram submetidos a um total de 3886 exames ao longo do ano. E, em meio a tantos nomes, alguns se destacaram: Conor McGregor, Kayla Harrison e José Aldo lideram a lista dos mais testados.
O irlandês, que flerta com retorno ao UFC, foi submetido a 11 testes, o mesmo número da norte-americana Kayla Harrison. Já o brasileiro José Aldo, lenda do peso pena (até 64,7kg.) e que voltou às competições, aparece logo atrás, com 10 exames.
Oumar Sy (10), Marlon Vera (8), Merab Dvalishvili (8), Bruno Blindado (7) e Sean O’Malley (7) completam o top 8.
A alta frequência de testes a que esses atletas foram submetidos demonstra a importância que o UFC dá ao combate ao doping. A organização busca garantir a integridade do esporte e oferecer aos fãs um espetáculo justo e limpo.
É importante ressaltar que o número elevado de testes não significa necessariamente que esses lutadores tenham alguma suspeita de uso de substâncias proibidas. A política antidoping do UFC prevê testes aleatórios para todos os atletas, visando coibir o doping e garantir a igualdade de condições nas competições.