Renan Ferreira: Conheça o ‘Problema’ que Francis Ngannou vai enfrentar neste sábado

Renan Problema em vitória na PFL. Foto: Reprodução/Instagram

Principal contratação da PFL, Francis Ngannou terá um grande ‘Problema’ para resolver logo em sua estreia, que acontece no próximo sábado (19) em Riyadh, na Arábia Saudita. O ex-campeão do UFC enfrenta o brasileiro Renan Ferreira, o ‘Problema’, pelo cinturão inaugural de ‘Superluta‘ da organização.

Publicidade

Sendo um dos principais nomes brasileiros na categoria peso pesado (até 120,2 kg), Renan Ferreira, de 34 anos, iniciou sua trajetória no esporte em 2013, mas só atingiu relevância em 2021, quando ganhou a chance de atuar na PFL, onde venceu o torneio da temporada de 2023. 

Veja Também

Nascido em Porangatu, Goiás, ‘Problema’ treinou atletismo, salto em distância e salto em altura antes de seguir carreira nas artes marciais. Sua jornada na luta começou aos 19 anos, quando começou a treinar Jiu-Jitsu em um projeto social para jovens de baixa renda e, em menos de um ano de treino, estreou no MMA. Atualmente, ele possui um cartel composto por 13 vitórias, três derrotas e três lutas sem resultado . Seus principais triunfos foram sobre Denis Goltsov e Ryan Bader.

Publicidade

Polêmica com Fabrício Werdum

Embora hoje seja um dos grandes nomes da PFL, Renan ‘Problema’, vencedor do Grand Prix peso pesado da organização em 2023, ficou conhecido por conta de uma polêmica em uma luta contra Fabrício Werdum. Na ocasião, os lutadores trocavam posições no solo quando o ex-campeão do UFC encaixou um triângulo.

Ferreira deu um tapa no ombro de Werdum, que acreditou na desistência do lutador e afrouxou o golpe. Porém, a luta não foi encerrada pelo árbitro Keith Peterson e ‘Problema’ seguiu batendo no lutador gaúcho, chegando ao nocaute técnico. Pouco tempo depois, a luta foi declarada como sem resultado.

Publicidade

Temporada 2023

Renan estreou na temporada de 2023 com uma derrota para Rizvan Kuniev por decisão unânime dos jurados, mas o adversário acabou sendo pego no teste antidoping e o resultado da luta foi alterado para ‘sem resultado’. 

Na luta seguinte, ‘Problema’ teve uma atuação fulminante e, em 50 segundos, nocauteou Matheus ‘Buffa’, garantindo vaga nas semifinais da temporada.

Publicidade

Na luta que deu a vaga ao brasileiro na grande final do torneio, Renan acertou um direto de encontro que levou Maurice Greene à lona, garantindo mais um nocaute no primeiro round para o goiano.

Na final da temporada, ‘Problema’ acertou uma sequência de golpes pesados em Denis Goltsov, que foi ao chão. O brasileiro ainda usou seu ground and pound para liquidar o adversário, conquistando o título e o prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,9 milhões na época).

Veja Também

A chance de enfrentar Francis Ngannou em sua estreia na PFL veio através de uma vitória onde o brasileiro precisou de apenas 20 segundos para nocautear o veterano Ryan Bader na luta principal do card PFL x Bellator, realizada em fevereiro deste ano na Arábia Saudita.

O camaronês, sentado na primeira fileira, aplaudiu a atuação do brasileiro, que unificou os cinturões da PFL e Bellator, tornando-se o grande campeão peso pesado da organização norte-americana.

Renan “Problema” e Francis Ngannou se enfrentam no próximo sábado (19) em Riyadh, na Arábia Saudita. 

 

Publicado por
Gabriel Reis