O futuro de Tom Aspinall e a categoria dos pesos pesados (120,2 kg) são dois dos temas mais debatidos na comunidade do MMA. O inglês foi escalado como reserva para a luta que define o campeão da divisão no UFC 309, marcada para 16 de novembro, no Madison Square Garden.
Aspinall é o atual detentor do cinturão interino dos pesos pesados e vinha sendo cogitado como substituto para o confronto entre Jon Jones e Stipe Miocic, que definirá o campeão linear da divisão. O inglês contou a Ariel Helwani, no programa ‘Uncrowned’, que está, de fato, escalado como reserva, embora acredite que não será acionado.
“Quer dizer, Dana White anunciou isso há um tempo, mas eu realmente não havia ouvido nada do UFC. Agora, finalmente conversamos, e tudo está indo bem. Chegamos a um acordo sobre isso. Estarei pronto no dia 16 de novembro, caso seja necessário. Mas, para ser honesto, minha intuição me diz que não vou ser necessário”, declarou o britânico.
Embora Aspinall seja apontado como o próximo desafiante ao cinturão linear, ele ainda aguarda o desfecho do confronto entre Jones e Miocic. O próprio Jon Jones sugeriu que pode se aposentar após o UFC 309, e muitos fãs acreditam que Miocic pode fazer o mesmo. Aspinall afirmou que o UFC está preparado para diferentes cenários.
“Se um quiser se aposentar, o outro quiser continuar, ou se ambos quiserem se aposentar, temos todas as bases cobertas. Temos planos, planos para futuras lutas, tudo está no lugar. Vão ser alguns anos muito bons, pode acreditar. Grandes planos, planos enormes. Não posso detalhar tudo para você!”, revelou o campeão interino.
Jon Jones, considerado o maior meio-pesado (até 93 kg) da história do UFC, subiu para a categoria dos pesos pesados e conquistou o cinturão ao finalizar Ciryl Gane em março de 2023. Desde então, Jones permaneceu inativo e agora se prepara para defender seu título contra Stipe Miocic no UFC 309. A luta será realizada um ano após o cancelamento do confronto original, causado por uma lesão no peitoral do campeão.
A ausência de Jones e Miocic na ocasião abriu espaço para Aspinall e Sergei Pavlovich. O inglês nocauteou Pavlovich no primeiro round e se tornou campeão interino. Desde então, Aspinall, de 31 anos, defendeu o título com outro nocaute, desta vez sobre Curtis Blaydes, em julho.