Durante muitos anos, Anderson Silva x Chael Sonnen foi a maior rivalidade do UFC. Ao longo deste tempo, especialmente entre as duas lutas entre eles, ambas vencidas pelo brasileiro, foram muitas provocações, xingamentos e declarações polêmicas por parte do norte-americano. A tensão entre Anderson e Chael, no entanto, parece ter ficado no passado. Durante participação ao vivo em um programa de TV do qual Sonnen participa, logo após o triunfo sobre Nick Diaz no último sábado (31), o Spider teve sua atuação no UFC 183 elogiada pelo antigo desafeto e fez questão de retribuir as palavras de carinho, agradecendo-o por ter transformado sua vida.
“Fiquei de queixo caído de ver você se mexendo muito bem no fim da luta e, pessoalmente, queria dizer que aquilo foi muito inspirador. Acredito que você venceu uma para nós todos, os mais velhos, nesta noite. Apenas gostaria de dizer: ‘muito obrigado'”, disse Sonnen, durante o programa “Sportscenter”, no canal norte-americano “ESPN”. “Eu que tenho que te agradecer, cara. Obrigado, porque você é parte deste esporte. As pessoas precisam te respeitar. Eu devo te respeitar, porque você mudou tudo na minha vida. Eu te agradeço, você mudou para todos. Você foi a melhor luta (que tive) no UFC”, respondeu Anderson.
Anderson Silva e Chael Sonnen se enfrentaram em agosto de 2010. Após provocar muito o rival, inclusive disparando palavras duras contra o Brasil, Chael conseguiu dominar o combate por mais de cinco rounds e estava muito próximo de chocar o mundo e conquistar o cinturão dos médios. Porém, faltando pouco mais de três minutos para o fim do duelo, Anderson conseguiu finalizá-lo com um triângulo que até hoje está marcado na história do esporte. Após anos de espera, em julho de 2012, a tão aguardada revanche entre eles finalmente aconteceu. Porém, desta vez, o Spider não deixou margem para dúvidas e venceu por nocaute técnico no segundo assalto.