Apesar de Khalil Rountree ser o número 8 no ranking dos meio-pesados (até 93kg.), Alex Poatan teve uma missão difícil durante a defesa de cinturão no último sábado (5) no UFC 307, em Salt Lake City, EUA. Além de ter relatado que lutou doente, o campeão encarou um adversário ‘com sangue nos olhos’ e que chegou a dominar o confronto nos dois primeiros rounds. Mas a partir do terceiro round, o brasileiro reverteu a situação e massacrou o norte-americano, que sofreu nocaute técnico no quarto round.
Um dos momentos tensos para os fãs de Poatan, quando Rountree ainda tinha alguma vantagem, foi quando o brasileiro foi a flashdown depois de receber um golpe do norte-americano. Por mais que o campeão tenha se recuperado rapidamente, a reação foi de susto em boa parte do público.
Poatan admitiu que sentiu o golpe e comentou sobre o fato dos torcedores não estarem acostumados a vê-lo em situações como essa.
“Se foi o momento que eu estou pensando, acho que eu senti (o golpe), mas eu tenho que assistir ao vídeo, não dá para saber, não. Eu acho que foi alguma coisa girando ali, meio que eu estava de costas ou de lado, não lembro. Então eu senti. Isso já aconteceu muito no Kickboxing. Estão acostumados de ver eu batendo, batendo e saindo com a cara limpa. Então quando sinto algum golpe, as pessoas ficam abismadas. Mas isso é comum, faz parte da luta, mas as pessoas não estão acostumadas a ver isso acontecendo comigo, e quando veem, fica todo mundo assustado comigo”, explicou o campeão durante coletiva de imprensa após o UFC 307.
A batalha entre os dois strikers de elite rendeu muitos elogios de Dana White. O presidente do UFC elogiou a postura e a coragem de Rountree e chegou a afirmar que Poatan já está acima de Anderson Silva.