Na sua primeira disputa de cinturão meio-pesado (até 93kg.) no UFC 307, Khalil Rountree começou vencendo os dois primeiros assaltos, segundo a visão dos juízes. No entanto, Alex Poatan foi frio e calculista e mudou o rumo da luta no terceiro round. O que foi visto a partir daí em Salt Lake City (EUA) foi um castigo no norte-americano, que sofreu derrota por nocaute técnico no quarto round.
Rountree sofreu vários cortes no rosto e foi transportado para o hospital após o combate. O presidente do UFC, Dana White, compartilhou em seu Instagram imagens fortes dos ferimentos do lutador.
Na coletiva pós-luta, Dana elogiou a coragem de Rountree, que entrou como azarão e acabou levando perigo ao campeão.
“Ele não teve medo desde o primeiro round. Khalil Rountree entrou lá e foi pra cima no minuto em que o sino tocou, sem medo, sem nervosismo. Quero dizer, talvez estivesse um pouco nervoso, mas não demonstrou. Ele partiu direto contra um dos caras mais temidos de todos os tempos. Incrível”, declarou o presidente do UFC.
Nos primeiros rounds, Rountree surpreendeu com seu volume de golpes e combinações, conseguindo até derrubar o brasileiro por um momento, após contragolpear um chute de Poatan que passou no vazio. Contudo, a partir do terceiro round, o campeão começou a trabalhar com jabs, dominando a distância e controlando o ritmo da luta. No quarto assalto, Poatan conseguiu nocaute técnico, levando a torcida do Delta Center à loucura.
Com essa vitória, Poatan mantém seu título e se torna o campeão do UFC com três defesas de título bem-sucedidas no menor intervalo de tempo, superando a marca que pertencia a Ronda Rousey.